Nos dias de hoje não dá para imaginar nossa vida sem a companhia dos nossos peludos, não é mesmo?
Hoje vou falar algumas curiosidades:
- CORES – os cães tem capacidade de enxergar mesmo com baixa luminosidade. Mas você sabia que eles enxergam menos cores que os humanos? Isso porque eles têm apenas 2 células para distinguir cores (nós temos 3). Na prática, os cães tem uma percepção de cores parecida com os daltônicos.
- PALAVRAS – será que seu cão entende a fonética das palavras ou obedece baseado na entonação que falamos com eles? Os dois!
A entonação é o principal comando que o cão entende. Um estudo feito em Nova York comprovou que os cães “sem culpa no cartório” fazem a mesma carinha de culpado de cães arteiros quando repreendidos com uma forte entonação de voz. Faça o teste com seu cão e comprovará: ele vai colocar o rabo entre as pernas se disser um “eu te amo, fofinho” em tom bravo e abanara o rabo se você disser “que feio, não faça mais isso” em tom meigo.
Mas cientistas britânicos fizeram um estudo e constataram que as raças mais inteligentes (como Border Collie, Pastor Alemão, Poodle e Golden Retriever) conseguem compreender até 150 palavras. É equivalente a compreensão de uma criança de dois anos e meio de idade.
- CRECHE – passar regularmente um tempo em locais de convivência com outros cães é saudável para os cães. Eles se tornam mais sociáveis, menos agressivos e consequentemente menos estressados.
- ESTRESSE – cães mais dóceis vivem mais do que cães mais agressivos. Um estudo conduzido pela Universidade de Quebec comparou 56 raças de cães. A conclusão foi que cães de raças com um temperamento mais agressivo crescem mais rápido, gastam mais energia e morrem mais cedo.
- CONEXÃO – a conexão de adultos (humanos) com cães é diferente da conexão de crianças. Enquanto adultos tem uma relação de troca com cães, ou seja, se importam mais com cães mais atenciosos, as crianças se conectam muito com os cães, independente do grau de atenção que elas recebem.
- EMOÇÕES – o cérebro dos cães reage como o dos humanos diante de sons como choro, risada, gritos agressivos. Por isso eles tem a capacidade de entender e se solidarizar em momentos de alegria e tristeza.
- RABO – cães ficam mais estressados quando veem outro cão balançando o rabo para esquerda.
- AUTISMO – muitos são os estudos que comprovam que pessoas autistas que convivem com cão tem uma redução significativa das crises.
- CANCER – cães tem a capacidade de identificar câncer em humanos. A Associação Americana de Urologia fez um estudo que demonstrou que cães identificaram câncer de próstata na urina com uma taxa de acerto de 98%.
- OBESIDADE – estima-se que 53% dos cães estão obesos ou acima do peso. E os principais motivos são: a humanização da alimentação e a pratica de exercícios físicos. E assim como em humanos, a obesidade aumenta a chance de diabetes, pressão alta, câncer e até morte precoce. Por isso se realmente ama o seu cãozinho, cuide da alimentação e pratique exercícios físicos diariamente.
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)
Muito bom! Aprendi coisas que não sabia. PARABENS! Publique mais notícias assim, interessantes.
Parabéns André!!!
Olá, Antonio, tudo bem? Que bom que gostou! Diariamente escrevo conteúdos sobre nossos amigos pets. Fique a vontade para sugerir temas! Abraço
Olá, Alaice, tudo bem? Que bom que gostou! Diariamente escrevo conteúdos sobre nossos amigos pets. Fique a vontade para sugerir temas! Abraço
Adorei as dicas! 😉
Que bom que gostou, Bruna! Adoro estudar e falar sobre este maravilhoso universo dos pets ficarei feliz se compartilhar com seus amigos e sugerir outros temas! Abraço