Embora existam vários mitos, inclusive de que os gatos têm nove vidas, isso tenha sido desmascarado há muito tempo, ainda existem vários contos da carochinha que continuam a levar muitos donos de gatos na direção errada.
Saiba mais sobre esses mitos relacionados aos gatos abaixo!
Mito 01 – Gatos sempre caem e pé
Fato: Os gatos caem instintivamente com os pés primeiro devido à sua coluna vertebral flexível e “reflexo de endireitamento superior”. No entanto, isso não quer dizer que um gato não possa se machucar em uma queda.
Mito 2-. Leite é bom para gatos
Fato: Embora os gatos adorem leite e comam prontamente um pires inteiro, isso não é bom para a saúde deles. A maioria dos gatos é intolerante à lactose e não consegue quebrar as enzimas do leite de vaca. Para um tratamento especial, você pode dar ocasionalmente leite sem lactose ao seu gato.
Mito 3 -. As mulheres grávidas não devem ter gatos
Fato: É verdade que alguns gatos (especialmente aqueles que caçam ativamente) são portadores de uma doença chamada toxoplasmose, que pode prejudicar o feto. As mulheres grávidas podem contrair a doença de várias fontes, inclusive engolindo acidentalmente o parasita através do contato com fezes de gatos. No entanto, as mulheres grávidas ainda podem ter gatos; eles só precisam ficar atentos ao lavar as mãos após contato próximo e evitar manusear a areia do gato.
Mito 4 -. O alho mantém os vermes e as pulgas afastados
Fato: Não há evidências científicas de que o alho evite vermes ou pulgas. Na verdade, o alho pode causar anemia em gatos.
Mito 5 -. Gatos comem grama quando estão doentes
Fato: A grama é um laxante natural para gatos, pois contém enzimas que os gatos não conseguem quebrar. Comer grama em pequenas quantidades é uma maneira segura e natural de os gatos regurgitarem ossos, penas e bolas de pêlo indesejados em seus tratos digestivos.
Mito 6 -. Manteiga nas patas evita que o gatinho se perca
Fato: Se você está mudando de casa, esfregar manteiga nas patas do seu gato não fará nada além de fornecer uma breve distração. A melhor estratégia é manter seu gato em um cercado específico por algumas semanas para que ele possa ter um “território”. Quando você deixar seu gato sair, certifique-se de que ele tenha microchip com identificação de coleira.
Mito 7 -. Gatos podem comer comida de cachorro
Fato: Uma dieta regular de comida de cachorro pode ser extremamente perigosa para o seu gato, pois não contém os nutrientes essenciais de que seu gato precisa, como taurina e ácido araquidônico. A deficiência de taurina pode levar à cegueira e o ácido araquidônico pode levar a pele seca e escamosa. Se o seu gato tem o hábito de comer a ração do cão, tente alimentá-lo em áreas separadas ao mesmo tempo e retire os restos.
Mito 8 -. Os gatos devem ter seis meses para serem castrados
Fato: Com os anestésicos modernos, a maioria dos gatos agora pode ser castrada com segurança a partir de oito semanas. Verifique com seu veterinário sobre o melhor momento para fazer isso.
Mito 9 -. Um gato com sino não pega pássaros
Fato: os gatos são animais inteligentes e aprendem rapidamente a se mover para que a campainha não toque. Algumas pesquisas sugerem que gatos com sinos são realmente melhores em capturar presas, pois aprendem a se mover com mais cautela. A melhor coisa que você pode fazer para evitar que seu gato pegue pássaros é mantê-lo dentro de casa depois de escurecer.
Mito 10 -. Gatos não precisam de companhia
Fato: Isso depende inteiramente de cada gato. Alguns gatos são mais independentes do que outros, mas geralmente todos os gatos precisam de companhia. Se você leva um estilo de vida agitado e passa longas horas trabalhando, é aconselhável ter dois gatos, para que eles possam fazer companhia um ao outro enquanto você estiver fora.
Você sabia desses mitos? Conte para nós!
Fonte: vetwest
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)