Quando você faz uma castração ou esterilização um cachorro, é um procedimento cirúrgico no qual os órgãos reprodutivos são removidos: em cadelas, os ovários e o útero são removidos; nos machos, os testículos.
Este procedimento está se tornando mais comum à medida que a importância da castração de um cão e seus benefícios se tornam mais conhecidos entre os tutores de animais. No entanto, ainda existem algumas dúvidas, principalmente em relação à fase de recuperação. Para garantir uma recuperação rápida, precisamos seguir uma série de cuidados e ficar atentos a alguns sintomas e sinais.
Benefícios de castrar ou esterilizar cães
A esterilização canina é um procedimento cirúrgico no qual todos ou parte dos órgãos reprodutivos de uma cadela são removidos. Existem dois tipos de procedimentos de esterilização canina, a ovariectomia e a ovariohisterectomia. Em uma ovariectomia, apenas os ovários são removidos. Em uma ovariohisterectomia, tanto o útero quanto os ovários são removidos.
A castração , por outro lado, é um procedimento cirúrgico simples que esteriliza um cão macho para que ele não seja mais capaz de produzir filhotes. A cirurgia é ainda mais fácil do que a castração. Um veterinário anestesia o cão, faz uma incisão na frente do escroto, corta os pedículos testiculares e depois remove os testículos pela incisão.
A castração e esterilização em cães têm certos benefícios tanto no nível orgânico quanto comportamental , pois afetam comportamentos relacionados à reprodução ou processos dependentes de hormônios. Vejamos alguns desses benefícios:
- Previne tumores e doenças : A castração previne infecções uterinas e câncer de mama, que é fatal em cerca de 50% das cadelas. Nos homens, previne o câncer testicular.
- Melhora o caráter do cão : Se a esterilização for realizada antes que o cão comece sua maturação sexual, este processo é interrompido. Portanto, os machos não desenvolvem esse caráter dominante e territorial e são menos agressivos com outros machos e mais gentis com as pessoas.
- Interrompe o cio em cadelas : a esterilização de uma cadela interrompe seu ciclo de cio, que pode durar vinte e um dias duas vezes ao ano. As cadelas no cio geralmente uivam incessantemente, exibem um comportamento nervoso e atraem cães machos indesejados.
Finalmente, a esterilização evita a reprodução desnecessária e reduz o número de animais indesejados.
Quanto tempo leva para um cão se recuperar após a castração ou esterilização?
O desenvolvimento e a inovação em cirurgia tornaram a esterilização uma cirurgia de rápida recuperação para nossos animais de estimação. Normalmente, a recuperação completa leva entre 7 e 10 dias . Devemos ter em mente que a cirurgia geralmente ocorre pela manhã, portanto, à tarde, teremos nosso cachorro ou gato em casa conosco. Os pontos, por outro lado, geralmente são removidos após uma semana, se não houver complicações.
Como cada animal de estimação e cada cirurgia são diferentes, a recuperação também é diferente. Portanto, é aconselhável seguir as orientações específicas do cirurgião quando se trata de cuidados pós-operatórios do seu cão. No entanto, existem algumas diretrizes gerais a serem seguidas ao cuidar de um cão castrado. Na seção a seguir, explicamos alguns deles.]
Como cuidar de um cão após castrar ou esterilizar?
A maioria dos cães se recupera relativamente rápido da castração. No entanto, como em qualquer procedimento, é importante dar aos nossos cães o melhor cuidado possível para garantir uma rápida recuperação. Abaixo estão algumas coisas para manter em mente:
- Mantenha o cão calmo e evite movimentos bruscos ou saltos que possam abrir a ferida.
- Como resultado da anestesia, notamos que nosso animal de estimação está um pouco tonto e cansado. Precisamos ajudar o cão com os obstáculos que podem encontrar no caminho de casa, como: descer as escadas, sair do carro, etc.
- Preste muita atenção a complicações como infecção da ferida, deiscência da ferida com danos nas suturas, hematoma, etc.
- É importante não deixar o cão lamber ou mastigar a ferida para evitar que as suturas se soltem. Além disso, a ferida pode infeccionar. Para evitar isso, podemos usar uma gola elisabetana ou camisetas de algodão.
- Forneça ao cão um local onde ele se sinta confortável, calmo e aquecido , pois a anestesia diminui a temperatura corporal.
- Certifique-se de que seu cão sempre tenha água disponível quando precisar, pois pode estar com um pouco mais de sede do que o normal.
- Dê ao seu cão a medicação prescrita pelo seu veterinário para prevenir a dor e reduzir o risco de infecção.
- Manter a ferida sempre limpa , sempre em condições assépticas.
- Quanto à comida, ofereça-a ao cachorro algumas horas depois que ele chegar em casa. Não se preocupe se o cachorro não estiver com fome . Muitos animais recém-esterilizados comerão no dia seguinte, quando estiverem mais alertas e os efeitos da anestesia tiverem passado.
- Se a ferida parecer infeccionada, abrir ou o cachorro estiver muito dolorido, entre em contato com o veterinário .
Fonte: Animal Wised
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)