Chinchila de cauda curta

A chinchila de cauda curta, também conhecidas como chinchilas bolivianas, peruanas ou reais, são uma das duas espécies de chinchilas.

Embora a chinchila de cauda curta estejam ameaçadas de extinção na natureza, esses roedores estão se tornando animais de estimação populares em muitos países ao redor do mundo.

Qual é a origem das chinchilas de cauda curta?

As chinchilas de cauda curta são originárias da América do Sul . Acredita-se que seu nome venha da língua quéchua “Chin” que significa “silencioso” e da língua mapuche “Chilla” que significa “pequena raposa”. Portanto, o significado de chinchila é “raposa silenciosa”.

Na natureza, ambas as espécies de chinchilas estão ameaçadas e agora protegidas por diferentes leis de conservação. Essas leis conservacionistas começaram na década de 1890 no Chile, mas agora também estão em vigor em outros países, como Argentina, Bolívia e Peru. Esta lei proibiu a caça e a colheita comercial de chinchilas. Infelizmente só fez aumentar os preços e a procura das chinchilas .

Naquela época, as chinchilas eram criadas para a indústria de peles e não eram consideradas animais domésticos. Felizmente, a primeira lei de proteção bem-sucedida , aprovada no Chile, foi em 1929 por causa dos projetos de reprodução bem-sucedidos em ambientes cativos. Dessa forma, as chinchilas eram menos caçadas na natureza.

Qual o temperamento da chinchila de cauda curta?

As chinchilas são animais muito brincalhões, enérgicos e dóceis . Como são animais noturnos, são ativos principalmente à noite. Esses animais podem ser mantidos como animais de estimação, no entanto, não são recomendados para crianças devido ao seu temperamento nervoso. Em vez disso, eles são melhores para cuidadores de pacientes que podem atender às suas necessidades exclusivas.

Assim como outros roedores, eles são muito alertas e sensíveis a sons altos e movimentos bruscos. Isso se deve à sua audição sensível que os ajuda a sobreviver na natureza, escapando de predadores. É por isso que devemos deixar a gaiola em uma área calma de nossa casa e ter cuidado ao nos aproximarmos para não assustá-los.

Na verdade, eles são considerados mais inteligentes do que coelhos e podem ser treinados para fazer certos truques por meio de reforço positivo.

Quais as características da chinchila de cauda curta?

As chinchilas de cauda curta medem entre 28 a 49 centímetros de comprimento e pesam cerca de 1.100 a 1.400 quilos. Eles geralmente são um pouco maiores que as chinchilas de cauda longa. Eles têm patas dianteiras curtas e patas traseiras longas e poderosas que os ajudam a escalar e pular. As chinchilas de cauda curta têm pescoços e ombros mais grossos e caudas mais curtas do que seu parente de cauda longa. As chinchilas domésticas têm caudas de 7 a 15 centímetros de comprimento .

As chinchilas geralmente têm olhos grandes e redondos , que são subdesenvolvidos por serem noturnos. As cores variam de preto, vermelho e rubi. Devido aos seus olhos subdesenvolvidos, as chinchilas têm longos bigodes que as ajudam a criar um mapa mental de seus arredores. As chinchilas têm orelhas enormes que se estendem desde o topo da cabeça.

Quais cuidados precisa ter com a raça?

Cuidar de uma chinchila é bastante simples, embora sejam diferentes de outros roedores. Quando se trata de dieta, eles são herbívoros . Você pode fornecer a eles uma grande variedade de vegetais frescos para mastigar, bem como pellets de chinchila saudáveis ​​comprados em lojas. Fora isso, eles precisarão de água fresca em sua gaiola todos os dias.

A expectativa de vida é provavelmente de mais de 10 anos na natureza, embora indivíduos em cativeiro tenham vivido por mais de 20 anos.

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

 

Deixe um comentário