Você que gosta de animais exóticos, certamente já ouviu falar do lagarto pogona ou mais conhecido como Dragão Barbudo.
Hoje vamos falar um pouco sobre esse incrível animal silvestre que pode ser comercializado no Brasil com a autorização do IBAMA.
Qual é a origem dessa espécie?
Lagartos Pogona podem ser encontrados nas florestas áridas e desertos da Austrália. Eles são frequentemente encontrados perto de arbustos, árvores e pedras.
O lagarto Pogona pode ser um bom animal de estimação?
Sim, eles podem ser ótimos animais de estimação. Eles precisam ser banhados de vez em quando para manter suas escamas saudáveis e livres de sujeira.
É importante que seu animal seja criado em cativeiro. Animais criados em cativeiro são mais saudáveis e por isso é importante sempre que for comprar esses animais, comprar de locais autorizados pelo IBAMA.
Eles gostam de escalar e costumam passar o tempo em galhos e pedras próximas e também gostam de se esconder em áreas escuras e úmidas às vezes, especialmente durante a semeadura. Esses animais gostam de se enterrar no subsolo para escapar do calor das partes mais quentes do dia.
Eles são espécies populares entre as crianças por causa de sua natureza amigável e calma. No entanto, eles precisam ser bem manuseados desde pequenos, e um adulto deve estar presente quando as crianças estiverem manuseando.
São relativamente fáceis de cuidar, mas é aconselhável pesquisar os cuidados com a espécie antes. Muitos bons recursos de criação estão disponíveis para os proprietários.
A maioria é alojada sozinha, pois são territoriais na natureza e lutam com outros machos e se reproduzem com fêmeas.
Quais são as características do Lagarto Pagona – Dragão Barbudo?
Os dragões barbudos medem em torno de 30 cm de comprimento, incluindo a cauda.
O dragão barbudo faz jus ao seu nome: como um dragão, é equipado com uma armadura de escamas reptilianas espinhosas , que incluem uma “barba” de espinhos sob o queixo que incha dependendo de seu humor. Existem oito espécies de dragões barbudos reconhecidas hoje, todas carinhosamente chamadas de “beardies”.
Entre os répteis de estimação mais populares, os dragões barbudos tendem a ser gentis, curiosos e ativos durante o dia. O dragão barbudo central, Pogona vitticeps , é a espécie mais comum de se ter como animal de estimação.
E com relação a alimentação do Lagarto Pagona – Dragão Barbudo?
Em cativeiro, os dragões barbudos jovens são principalmente onívoros e sua dieta consiste em insetos. Grilos e baratas são os insetos mais populares alimentados com dragões barbudos, no entanto, eles também podem ser alimentados com gafanhotos, super vermes, bichos-da-seda e gafanhotos.
À medida que se tornam adultos, requerem uma dieta mais herbívora, às vezes com alguns insetos. Eles devem ter uma dieta composta por mais de 80% de matéria vegetal, incluindo folhas verdes.
Curiosidades sobre o Lagarto Pagona – Dragão Barbudo: Eles são levemente venenosos!
Apesar de ser venenoso, seu veneno é leve e não representa uma ameaça para os seres humanos, a menos que ocorra uma reação alérgica. Seu veneno é semelhante ao veneno de uma cascavel e pode ser poderoso o suficiente para matar pequenos animais, mas eles têm quantidades muito menores de veneno. O veneno também tem sido usado para ajudar a controlar o diabetes. O veneno também pode fornecer tratamentos no futuro para tratar doenças cardíacas. Um novo composto de aminoácidos foi encontrado nas toxinas do lagarto que podem ajudar em doenças relacionadas ao coração. As glândulas de veneno do dragão barbudo são consideradas por muitos cientistas como vestígios, o que significa que pode ter sido uma grande ferramenta no passado, mas as glândulas podem estar desaparecendo lentamente, pois não precisam mais delas.
A expectativa de vida dessa espécie em cativeiro varia de 8 a 15 anos.
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)