Você sabe porque o seu cão é agressivo com outros cães?

Ter um cão agressivo pode causar muitas preocupações para os tutores.

Muitas vezes pode ser um desafio levar seu cão para passear ou em qualquer ambiente público quando você está sempre preocupado em se aproximar de outros cães. Este cenário estressa você e seu cão e faz com que pareça uma situação impossível.

A agressão em si é apenas mais um impulso que um indivíduo apresenta e que o ajuda a sobreviver. No entanto, quando um cão é agressivo com outro cão, isso cria uma má qualidade de vida e estresse para o cão. Consequentemente, é considerada uma questão comportamental.

Mas por que meu cão é agressivo com outros cães?

Os motivos mais comuns para esse comportamento são:

  • Genética : isso é muito importante, pois o conceito de agressão contra cães fora de seu grupo social é inato nos cães.
  • Falta de socialização: Uma socialização mal feita também pode desempenhar um grande papel nesta questão comportamental. É importante socializar adequadamente o seu cão desde pequeno. Se eles não são capazes de conhecer diferentes cães, pessoas e ir a lugares diferentes quando filhotes, eles podem reagir agressivamente quando adultos.
  • Raça: É muito importante saber que algumas raças de cães tendem a ser mais agressivas do que outras, por isso essas raças precisam de mais treinamento e socialização adequada desde tenra idade. Alguns exemplos dessas raças são Rottweilers, Pit Bulls, Yorkshire Terriers ou Chihuahuas. Também é importante notar que a agressividade deles varia, nem todas as agressões são iguais.
  • Educação: embora algumas raças de cães sejam mais dominantes ou agressivas por natureza, o verdadeiro problema está na educação que o cão recebeu. Qualquer raça de cão, pura ou mista, pode apresentar comportamento agressivo. É através de treinamento com reforço positivo e socialização feita de forma correta que podem ajudar a educar o nosso cão para ter um temperamento equilibrado.

Depois de ver seu cão exibindo esse comportamento, é muito importante que ele seja diagnosticado e tratado com seriedade. Assim, seu cão poderá ter um temperamento mais equilibrado e uma melhor qualidade de vida, pois não se sentirá ameaçado ou estressado nessas situações. 

A agressão pode ser curada?

Os pais de animais de estimação de cães agressivos costumam perguntar se podem ter certeza de que seu cão está “curado”. Levando em consideração as técnicas de modificação de comportamento que afetam a agressão, nosso entendimento atual é que a incidência e a frequência de alguns tipos de agressão podem ser reduzidas e algumas vezes eliminadas. No entanto, não há garantia de que um cão agressivo possa ser completamente curado. Em muitos casos, a única solução é administrar o problema limitando a exposição de um cão às situações, pessoas ou coisas que desencadeiam sua agressão. 

Sempre há risco ao lidar com um cão agressivo. Os pais de animais de estimação são responsáveis ​​pelo comportamento de seus cães e devem tomar precauções para garantir que ninguém seja prejudicado. Mesmo que um cão tenha se comportado bem por anos, não é possível prever quando todas as circunstâncias necessárias podem se juntar para criar “a tempestade perfeita” que desencadeia sua agressão. 

Cães que têm histórico de recorrer à agressão como forma de lidar com situações estressantes podem recorrer a essa estratégia. Os pais de animais de estimação de cães agressivos devem ser prudentes e sempre assumir que seu cão NÃO está curado para que nunca baixem a guarda.

Seu cachorro é agressivo? Busque a ajuda de um profissional para poder ver as causas e solucionar esse problema e assim vocês terem uma convivência pacifica.

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)