Existem muitos casos ainda de obesidade em cães e gatos, embora a maioria de nós percebemos que animais com excesso de peso correm maior risco de problemas de saúde.
O que posso fazer se meu cão / gato estiverem com obesidade?
Se o seu cão ou gato está acima do peso, é motivo de preocupação, embora você esteja longe de estar sozinho. Em 2018, estima-se que 60% dos gatos e 56% dos cães nos EUA estavam com sobrepeso ou obesos. Como a obesidade em animais de estimação vem crescendo há vários anos, podemos supor que esses números são os mesmos ou até piores agora.
Como saber se o seu cão ou gato está acima do peso?
Como muitos animais estão acima do peso agora, muitas pessoas não conseguem mais diferenciar um cão ou gato gordo, gordinho e normal. Se você não tiver certeza sobre seu próprio animal, olhe para o corpo dele de cima enquanto ele está de pé ou andando. Ele tem cintura marcada? Se não – se ele tem a forma mais oval ou retangular – ele provavelmente é muito pesado. Você também deve ser capaz de sentir (mas não ver) suas costelas, bem como os ossos próximos à base de sua cauda. Se ele for obeso, você verá quantidades óbvias de excesso de gordura em seu abdômen, quadris e pescoço. Conforme a imagem abaixo:
Ajude-o a perder peso
Não deixe alimentação disponível o tempo todo:
Fornecer acesso 24 horas aos alimentos é um erro que anda de mãos dadas com a alimentação com alimentos secos ultra-estáveis e ultraprocessados, porque são os únicos tipos de alimentos que você pode deixar de fora com segurança à temperatura ambiente 24 horas por dia. A alimentação livre é a maneira perfeita de criar um cão ou gato com sobrepeso ou obesidade. Uma fonte de alimento constantemente disponível transforma seu pet fazendo com que adquira doenças metabólicas, incluindo diabetes e desregulação imunológica.
Em vez disso, faça isso: separe as rações diárias do seu animal em várias pequenas porções e coloque-as em diferentes locais da casa para ele encontrar. Faça uso de brinquedos. Considere também colocar tigelas de comida no topo e no fundo das escadas para incentivar o exercício de construção muscular ao longo do dia. Alternativamente, você pode alimentar duas refeições com porções controladas por dia, com o objetivo de obter todas as calorias em uma janela de oito a dez horas. Essa estratégia eficaz significa que seu animal está praticando jejum intermitente, que demonstrou prolongar a vida útil de todos os mamíferos.
Faça exercícios físicos:
Você nunca verá caninos ou felinos gordos na natureza porque eles seguem seus instintos naturais, que incluem o desejo de ser fisicamente ativo e a necessidade de se mover muito para pegar comida. Dada a oportunidade e incentivo, nossos cães e gatos vão gostar de passear, correr, brincar, correr atrás de coisas, rolar na grama e ser apenas os atletas naturais que nasceram para ser. Cabe a nós oferecer essas oportunidades.
Evite dar guloseimas:
A superalimentação de guloseimas além da ingestão diária de alimentos contribui para a obesidade, enquanto a superalimentação de guloseimas e a subalimentação de refeições equilibradas resultarão em deficiências nutricionais. O tamanho do tratamento também é um grande fator. As guloseimas para todos os cães e gatos devem ser do tamanho de uma ervilha: animais maiores recebem mais guloseimas do tamanho de uma ervilha do que os menores.
Cuide do seu pet, pois a obesidade em animais de estimação está associada a graves problemas de saúde, incluindo o seguinte:
- Endocrinopatias
- Anormalidades metabólicas
- Doença cardiovascular
- Alterações funcionais, como distúrbios articulares e diminuição das funções imunológicas
Caso seu animal esteja obeso, procure a ajuda de um médico veterinário, pois essa doença pode pode causar sérios danos a saúde do seu animal!
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)