O gato tailandês é uma raça natural de gato, o que significa que eles se desenvolveram sem a necessidade de intervenção humana. Esses felinos são conhecidos por serem sociáveis, falantes e amigáveis.
Os gatos tailandeses também são chamados de gatos siameses Wichienmaat ou Old-Style.
Esses felinos são super sociáveis e sempre procuram companhia. Portanto, este não é o gato para uma casa onde eles serão deixados sozinhos por longos períodos do dia. Os gatos tailandeses também têm um forte lado afetuoso e vão adorar se aconchegar no sofá com os humanos em suas vidas.
Qual é a origem da raça Tailandês?
A raça de gato tailandês vem da Tailândia, onde esses gatinhos são conhecidos pelo nome Wichienmaat, que se traduz em “diamante da lua”. Nos anos de 1800, a raça foi trazida para a Grã-Bretanha para ser dada à família real como um presente – um movimento que ajudou a espalhar notícias sobre esses felinos pelo mundo.
O Thai recebeu oficialmente o status de nova raça avançada pela International Cat Association (TICA) em 2009.
Qual o temperamento da raça Tailandês?
Em primeiro lugar, o tailandês é um felino muito focado nas pessoas. Esses gatos costumam seguir os humanos de uma casa de cômodo em cômodo enquanto procuram companhia.
O tailandês também é uma raça de gato muito vocal, com muitos donos insistindo que seus gatos tailandeses falem com eles para que eles saibam como estão se sentindo! Eles também são criaturas curiosas e curiosas que adoram explorar o mundo ao seu redor, então viver em uma casa com muitos móveis seguros para escalar seria um bônus.
Apenas esteja avisado que, devido à natureza muito sociável dos tailandeses, eles são gatos que definitivamente precisam do que pode parecer uma atenção constante. Se você tem uma casa com crianças pequenas, isso é ótimo, pois o tailandês ficará feliz em se tornar um novo melhor amigo e brincar de amigo para seus filhos.
Quais as características da raça Tailandês?
Não é de surpreender que os gatos tailandeses sejam frequentemente confundidos com gatos siameses, já que suas raças têm a mesma origem. Os animais tailandeses são frequentemente chamados de “gatos siameses do tipo antigo”, com uma semelhança superficial com os siameses, mas um pouco mais poderosos e arredondados. De acordo com os padrões da raça, a clara distinção dos siameses é importante: os gatos tailandeses devem se parecer com seus ancestrais do sudeste da Ásia e o tipo tradicional siamês com seu temperamento pacífico e construção modesta.
O tailandês é um shorthair do tipo oriental. Tem uma construção atlética, mas ao contrário dos siameses, não é excessivamente magro. Seus corpos são bem proporcionados com um pescoço musculoso, o que lhes dá uma aparência sólida. O formato da cabeça do tailandês é uma característica particular, com uma testa longa e achatada, um crânio redondo e um focinho bem proporcionado. O queixo e a ponta do nariz estão em linha reta e as orelhas são bem afastadas e altas na cabeça. As orelhas e o formato da cabeça são características-chave que diferenciam a raça dos siameses. A pelagem de um gato tailandês é adaptada ao clima de suas raízes do sudeste asiático. Há apenas uma pequena quantidade de subpelo, e a pelagem em si é macia e sedosa. O cabelo é curto, mas não fica plano na pele.
Os gatos tailandeses compartilham uma coloração distinta do ponto dos siameses. Gatos pontiagudos têm coloração mais escura nas pontas das orelhas, rosto, cauda e pés, enquanto o resto do corpo é de cor mais clara. Esta coloração é um dos fatores distintivos mais importantes para a raça. Tal como acontece com muitos outros gatos de cor pontual, o padrão da raça afirma que os gatos tailandeses e siameses devem ter olhos em forma de amêndoa que são azuis brilhantes.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
As orelhas do gato tailandês devem ser examinadas regularmente em busca de sinais de acúmulo de sujeira ou possível infecção. Converse com seu veterinário sobre como iniciar um regime regular de escovação dos dentes que se adapte ao seu tailandês. Seu veterinário pode aconselhá-lo sobre marcas e técnicas específicas.
Tal como acontece com todos os gatos, é importante manter os exames veterinários regulares do seu tailandês para detectar precocemente quaisquer problemas de saúde. Seu veterinário pode ajudá-lo a desenvolver uma rotina de cuidados que manterá seu gato saudável.
Com relação à saúde, os tailandeses são geralmente considerados gatos saudáveis, embora seja sempre importante agendar visitas regulares de bem-estar com o veterinário do seu gato.
Não há nenhum problema de saúde específico da raça associado ao tailandês, mas sempre fique de olho nos sinais de que seu gato pode estar sofrendo ou com dor.
A expectativa de vida da raça é de 12 a 16 anos
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)