Câncer: Como transmitem seus genes?

Este é o terceiro texto de uma sequência falando sobre CÂNCER em pet.

Quando o assunto é câncer, existem várias dúvidas sobre esse tema.

Os tumores desapareceram junto com seus hospedeiros, sem transmitir suas inovações genéticas. E como explicar a semelhança em diferentes indivíduos e diferentes espécies?

São duas hipóteses:

1) O câncer mantém o mecanismo de sobrevivência de 4,5 bilhões de anos atrás. Nesta época, apesar de não existirem organismos multicelulares, já existiam células eucarióticas unicelulares. Neste período as condições do planeta eram extremamente desfavoráveis. Isso explica porque as células cancerosas se adaptam tão bem a ambientes ácidos e pobres em oxigênio.

2) Seleção somática — as células somáticas agrupam todas as células de um organismo, levando ao aparecimento de traços análogos. Logo o surgimento dos traços celulares que caracterizam as células “cancerígenas” passa por uma forte seleção cada vez que um novo tumor aparece, independentemente de quais sejam as causas imediatas desses traços.

Vale ressaltar que a resposta pode ser as duas hipóteses: o reaparecimento de um mecanismo ancestral pode ser seguido por uma seleção somática.

E por que o câncer acomete mais indivíduos idosos (independente da espécie?)  Isso é conversa para um outro texto.

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)