Uma das mais antigas raças de cães, os Salukis já foram considerados um presente de Alá.
O Saluki é rápido como o vento, magro como uma supermodelo e discretamente dedicados ao seu povo. Um cão de tamanho médio que é conhecido por sua estrutura esguia, mas musculosa e robusta, construída para velocidade e resistência, e sua cauda longa e orelhas normalmente emplumadas. Por milhares de anos, essa raça serviu como o cão de caça dos reis – e hoje esses cães continuam sendo velocistas rápidos e ágeis que adoram uma boa perseguição ou brincadeiras ao ar livre, ao mesmo tempo em que criam animais de estimação gentis e leais com olhos calorosos e fiéis e devoção eterna às suas famílias.
Qual é a origem da raça Saluki?
Como atletas fortes e equilibrados, os Salukis são reverenciados ao longo da história por sua graça e beleza. Historicamente referido como o galgo persa, o galgo da gazela ou mesmo o “bebedor de vento”, a história antiga da raça pode ser difícil de rastrear. No entanto, os especialistas acreditam que as raízes da raça Saluki podem se estender até 7000 aC.
Uma vez considerado o cão real do Egito (como às vezes ainda é chamado), alguns historiadores sugeriram que o Saluki é na verdade a raça de cães mais antiga – e que suas origens podem remontar a 329 aC, quando Alexandre, o Grande, invadiu a China. Há representações de cães semelhantes a Salukis que aparecem em túmulos egípcios que datam de 4.000 anos atrás, e esculturas do império sumério que também apresentam cães com uma forte semelhança com o Saluki.
O Saluki e outros sighthounds eram os animais de estimação favoritos entre reis como faraós egípcios, bem como outras figuras históricas notáveis como Alexandre, o Grande, e acredita-se que tenham se originado no Oriente Médio, Egito e Ásia muito antes das pirâmides egípcias serem construídas. Alguns historiadores acreditam que a raça pode ter o nome da antiga cidade de Saluk, no Iêmen, ou possivelmente da cidade de Selêucia, na Síria.
Particularmente difundidos em todo o Egito, esses cães eram reverenciados e queridos. Na verdade, seus corpos eram muitas vezes mumificados como os dos antigos faraós. Muçulmanos nômades, que geralmente consideravam os cães como animais impuros, consideravam Salukis um presente de Alá.
A primeira presença conhecida do Saluki na Inglaterra remonta a 1840. A raça não foi estabelecida até depois da Primeira Guerra Mundial, quando muitos oficiais britânicos retornaram do Oriente Médio com esses cães. O Saluki de hoje permanece fiel aos seus ancestrais, desde seu físico elegante e olhos calorosos até sua personalidade sofisticada e digna.
A raça Saluki foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club (AKC) em 1927.
Qual o temperamento da raça Saluki?
O Saluki é um cão distante, mas dedicado à família. Ele é gentil e prospera em companheirismo tranquilo. Ele tem uma tendência a se relacionar com uma única pessoa, o que pode levar à ansiedade de separação.
Com estranhos, os Salukis são reservados e podem ser tímidos se não forem socializados desde cedo. A socialização deve continuar por toda a vida. Eles geralmente se dão bem com outros cães, mas preferem outros Salukis, ou pelo menos outros sighthounds. São cães sensíveis e percebem e ficam estressados com as tensões em casa.
Salukis adoram conforto e gostam de ser mimados com roupas de cama macias e acesso a móveis. Como os gatos, eles são exigentes com a limpeza pessoal.
Como todos os cães, os Salukis precisam de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes – quando são jovens. A socialização ajuda a garantir que seu filhote Saluki cresça e se torne um cão completo.
Quais as características da raça Saluki?
O Saluki tem uma pelagem curta, lisa e sedosa. Todo o corpo pode ser liso, ou o Saluki pode ter leves franjas nas pernas, na parte de trás das coxas e às vezes nos ombros e na parte inferior da cauda. As orelhas longas são cobertas com cabelos sedosos.
Os machos Saluki ficam 58 a 71 centímetro no ombro; as fêmeas são significativamente menores. O peso varia de 15 a 31 kg.
Salukis vêm em branco, creme, castanho, dourado, grisalho e castanho, preto e castanho e tricolor (branco, preto e castanho). A pigmentação do nariz é preta ou fígado.
Salukis são uma raça limpa, de baixa queda, sem odor de cachorro. Escove a pelagem semanalmente para remover os pelos mortos e distribuir a oleosidade da pele. Penteie uma ou duas vezes por semana para remover os emaranhados. Uma limpeza com um pano úmido geralmente é suficiente para manter seu Saluki limpo, então dê banho nele apenas se ele estiver sujo.
Outras necessidades de higiene incluem higiene dental e cuidados com as unhas . Escove os dentes do seu Saluki pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que o acompanham. Diariamente é melhor.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
O Saluki é uma raça resistente que não sofre de muitas doenças herdadas geneticamente. Os seguintes problemas podem ser vistos em Salukis:
- -Sensibilidade à anestesia : Por causa de seu baixo nível de gordura corporal, os galgos como o Saluki têm a reputação de serem sensíveis à anestesia e a certas outras drogas. Felizmente, as novas drogas disponíveis hoje em dia têm propriedades que tornam as reações de cão de caça às drogas muito menos prováveis. Além disso, a maioria dos veterinários está ciente das necessidades especiais de anestesia e drogas dos galgos, mas nunca é demais confirmar essa consciência se você estiver levando seu Saluki a um novo veterinário.
- -Hemangiossarcoma : Esse câncer maligno é encontrado no revestimento dos vasos sanguíneos e do baço.
- -Cardiomiopatia : Esta doença do músculo cardíaco assume duas formas: dilatada e hipertrófica. A cardiomiopatia dilatada (CMD) é o aumento progressivo dos ventrículos, as principais câmaras de bombeamento do coração. A cardiomiopatia hipertrófica causa um aumento drástico na massa do músculo cardíaco. A CMD é a forma mais comum de cardiomiopatia e tende a afetar machos jovens e de meia-idade em raças maiores.
- -Hipotireoidismo: O hipotireoidismo é um nível anormalmente baixo do hormônio produzido pela glândula tireóide. Um sinal leve da doença pode ser a infertilidade. Sinais mais óbvios incluem obesidade, embotamento mental, queda das pálpebras, baixos níveis de energia e ciclos de calor irregulares. O pelo do cão fica áspero e quebradiço e começa a cair, enquanto a pele fica dura e escura. O hipotireoidismo pode ser tratado com medicação diária, que deve continuar por toda a vida do cão. Um cão que recebe tratamento diário da tireóide pode viver uma vida plena e feliz.
A expectativa de vida é de 12 a 14 anos.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)