Raça exótica de cães – Bouvier des Flandres

O Bouvier des Flandres é uma grande raça de pastoreio da Bélgica com um corpo robusto para combinar com sua pele rija, orelhas caídas, rosto barbudo e aparência fofa. 

O Bouvier des Flandres foi originalmente criado para ser um cão de fazenda versátil. Eles ajudaram os agricultores em uma infinidade de tarefas, incluindo pastoreio de gado (principalmente gado), puxando carroças e guarda. O trabalhador e inteligente Bouvier ainda é um cão de fazenda ideal, bem como um serviço capaz, assistência, aplicação da lei e cão de guarda.

Qual é a origem da raça Bouvier des Flandres?

Não há um acordo real sobre a origem desta raça franco-belga. Pode ter sido formado cruzando o Griffon e o Beauceron. A raça se originou na Bélgica pela classe trabalhadora que não estava interessada em criar um cão de exposição, mas queria um cão de trabalho. Agricultores, açougueiros e comerciantes de gado usavam os cães em seu trabalho diário. Embora os cães variam em tamanho e aparência, eles ainda eram semelhantes o suficiente para reconhecê-los como um Bouvier.

Bouvier des Flandres significa “vaqueiro da Flandres”. Os cães também foram rotulados com vários apelidos, como “koehond” (que significa cachorro de vaca), “Vuilbaard” (que significa barba suja) e “toucheur de boeuf” ou “pic” (que significa motorista de gado). Mais tarde, eles foram usados ​​como mensageiros e cães de resgate durante a Primeira Guerra Mundial. Como a maioria das raças durante as guerras mundiais, o Bouvier quase foi morto. Em 1923, um grupo de indivíduos trabalhou na recriação da raça Bouvier e um clube de raça foi formado na Bélgica.

 

Qual o temperamento da raça Bouvier des Flandres?

O padrão da raça exige que o Bouvier des Flandres seja calmo, firme, resoluto e destemido. Os Bouviers amam as pessoas e são bons cães de família, mas devem ser supervisionados perto de crianças pequenas. Como Bouvier é uma raça de trabalho, ele gosta de completar tarefas, como buscar itens pela casa, acompanhar como parceiro de corrida ou ciclismo e participar de esportes caninos.

Este é um cão inteligente que aprende rapidamente, mas tem vontade própria. É preciso uma pessoa ainda mais inteligente, com muita paciência, para treiná-lo. Os Bouviers adoram elogios por um trabalho bem feito, mas uma vez que aprendem um comando ou uma tarefa, eles estão prontos para passar para a próxima – e podem teimosamente se recusar a repetir uma ação muitas vezes.

 

Quais as características da raça Bouvier des Flandres?

O Bouvier é um cão grande, poderoso e de aparência robusta. A cabeça é proporcional ao corpo, dando ao cão um perfil quadrado. O dorso largo e um pouco curto tem uma linha superior firme e nivelada. 

A cabeça é plana, ligeiramente mais comprida do que larga. O crânio é paralelo ao focinho, que é largo entre as orelhas. O focinho é ligeiramente afilado, largo e forte. O nariz é preto. 

As sobrancelhas espessas tornam o stop mais pronunciado do que realmente é. Os dentes se encontram em uma mordida de tesoura. Os olhos castanhos escuros são de forma oval com bordas pretas. As orelhas triangulares são inseridas altas, cortadas ou deixadas ao natural. As pernas traseiras bem musculosas são poderosas e as pernas dianteiras são retas. 

A pelagem dupla é resistente às intempéries com pêlos externos ásperos e ásperos. O subpelo é fino e macio, mas denso. A pelagem é cortada para que tenha uma barba e sobrancelhas grossas e desgrenhadas, dando ao cão uma aparência distinta. As cores da pelagem vêm em preto, fulvo, louro, sal e pimenta, cinza ou tigrado. Às vezes tem uma pequena estrela branca no peito.

Com relação a altura os machos têm a média de 58 a 71 cm e as fêmeas têm a medida de 56 a 69 cm. Com relação ao peso os machos têm a média de 34 a 50 kg e as fêmeas pesam de 27 a 36 kg.

Quais cuidados precisa ter com a raça?

Propenso a displasia da anca, problemas oculares, como catarata. O Bouvier tem um limiar de dor muito alto. Eles podem ter muito contato com as pernas do gado sem senti-lo. Isso não os torna o paciente favorito de um veterinário, pois eles não podem dizer onde o cão está doendo manipulando as pernas e/ou outras partes do corpo. Tende a passar gases.

Condições comuns associadas ao Bouvier des Flandres incluem:
  • Displasia da anca: Esta condição causa uma má formação nas articulações da anca do seu cão à medida que envelhecem. Casos graves podem exigir cirurgia.
  • Hipotireoidismo: Também conhecido como tireoide hipoativa, o hipotireoidismo impede que a tireoide produza quantidades normais de hormônios importantes.
  • Glaucoma: Esta condição ocular dolorosa eventualmente leva à cegueira. Cães que mostram sinais como piscar excessivo, esfregar os olhos, vermelhidão ou olhos esbugalhados devem consultar um veterinário o mais rápido possível.
  • Dilatação Gástrica-Volvulus (GDV ou Bloat): Comum em cães grandes, Bloat consiste em um acúmulo de gases no estômago que fazem com que ele se torça. Seu veterinário pode recomendar uma cirurgia preventiva para prender o estômago.

A expectativa de vida desta raça é de cerca de 10-12 anos

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)