Raça de gatos: Ocicat – lembra uma jaguatirica

Destinado a imitar jaguatiricas selvagens, o ocicat traz a emoção visual de um grande felino, sem uma gota de sangue selvagem.

O ocicat foi criado para fazer exatamente o que seu nome indica: assemelhar-se a uma jaguatirica! Semelhante a raças como o toyger ou o Bombay , o ocicat foi criado para imitar a aparência de um grande gato selvagem, mas sem uma gota de DNA selvagem na composição do gato.
Com sua notável pelagem manchada, o ocicat é um iniciador de conversas único. Esses gatos têm personalidades altamente sociais, mentes aguçadas e disposições que foram descritas como “semelhantes a cães”.

Qual é a origem da raça ocicat?

O ocicat foi criado em um desafio. Risca isso; o ocicat foi criado por engano em meio a um desafio.

Em 1964, uma americana chamada Virginia Daly foi desafiada por uma amiga a tentar criar um siamês de ponta abissínia, segundo a The International Cat Association (TICA) . Daly aceitou o desafio e conseguiu criar um abissínio e um siamês para o resultado siamês desejado e pontiagudo. No entanto, sua segunda ninhada desse híbrido em particular produziu um único gatinho com manchas únicas. Como o gatinho parecia uma jaguatirica selvagem, a filha de Daly o apelidou de “Ocicat”.

Esse primeiro ocicat, chamado Tonga, foi castrado e dado como animal de estimação. Mas quando as ninhadas subsequentes de siameses com pontas de Aby continuaram a produzir gatinhos malhados, Daly começou a criá-los de volta aos pais siameses e a produzir ninhadas totalmente malhadas. Logo outros criadores começaram a fazer o mesmo, e a raça Ocicat começou oficialmente. A raça foi reconhecida pela Cat Fanciers’ Association para o campeonato em 1987.

Qual o temperamento da raça Ocicat?


O ocicat é altamente social e envolvente com companheiros humanos. Embora aceitem praticamente todos os membros da família e estranhos, esses gatos provavelmente formam laços particularmente fortes com uma pessoa específica em suas casas e os seguem mais.

Quais as características da raça Ocicat?

Graças à sua pelagem atraente, os ocicats certamente não são difíceis de identificar. Esses gatos são abençoados com manchas marrons ou douradas em forma de polegar em todo o torso. Em casos raros, os gatinhos ocicat nascerão com cores sólidas, pelagem pontiaguda ou até padrões clássicos de malhado, mas em geral, esta raça apresenta essas manchas únicas.

Ocicats vêm em uma dúzia de variações de cores, incluindo tawny, chocolate, canela, azul, lavanda e fulvo. Independentemente da cor, os ocicats são gatos bem musculosos e atléticos. A raça é normalmente um pouco maior do que o típico gato doméstico , com os machos chegando a pesar 15 quilos. Eles têm cabeças em forma de cunha, grandes patas ovais e orelhas em forma de triângulo colocadas em um ângulo de 45 graus.

Quais cuidados precisa ter com a raça?

Esta raça solta pêlos o suficiente para manter os ocicats fora da lista de gatos “hipoalergênicos” , mas uma escovação semanal deve ser tudo o que você precisa fazer. Ocicats não precisam de banho a menos que você esteja planejando mostrá-los; nesse caso, opte por um xampu que realce suas cores naturais de pelagem: tom bronze para ocicats marrom, chocolate e canela; tom pérola para gatinhos azuis, lilás e castanhos; e um shampoo clareador para pets prateados.

Ocicats são uma raça bastante saudável e têm uma expectativa de vida relativamente longa de 12 a 18 anos. Ainda assim, existem algumas doenças comuns a serem observadas, principalmente amiloidose hepática ou renal, deficiência de piruvato quinase e cardiomiopatia hipertrófica.

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)