Tipos de canários – Parte 02

Semana passada falamos sobre algumas espécies de canários. Hoje vamos falar de outras espécies de canário que você não deve conhecer!

Canários são famosos por sua canção; mas alguns criadores estão mais interessados ​​em outras características. As muitas variedades de Canário se dividem em três grandes grupos – aqueles criados para o tipo (características físicas ou forma), aqueles criados para a cor e aqueles criados para o canto.

Canário Arlequim Português

Estes são pássaros muito inteligentes, de costas retas e peito redondo, como os pequenos sargentos-mor. Eles vêm em variedades com crista e sem crista e medem 160 mm (6,25 polegadas) do bico à ponta da cauda.

Canário Fantasia Irlandesa

A principal contribuição da Irlanda para o caldeirão, são pássaros pequenos e eretos (127 mm (5 polegadas) de comprimento), sem a gordura da maioria das variedades menores.

Canário Jaspe

Este é um recém-chegado, desenvolvido nos últimos 10 anos. É uma ave com cores diluídas ou pastel e é produto de um gene dominante – ou seja, um Jaspe cruzado com outro Jaspe sempre produzirá um Jaspe. A mutação foi introduzida no pool genético das Canárias por meio de cruzamento com três espécies de siskin selvagem, embora a raça agora se autoperpetue sem a necessidade de hibridização.

Canário Lancashire

Também conhecido como Manchester Fancy ou Manchester Coppy. Estes são altos, finos e com crista, medindo até 230 mm (9 polegadas). Eles foram desenvolvidos no início do século 19 e têm sido usados ​​para adicionar tamanho às variedades subsequentes.

Canário O lagarto

Essas aves foram isoladas e criadas seletivamente na França no século XVII. Eles foram distribuídos mais amplamente no final daquele século, quando os huguenotes franceses protestantes fugiram da perseguição em seu país de origem, levando seus canários lagartos de estimação com eles. A variedade quase desapareceu após a Segunda Guerra Mundial, quando uma combinação de doenças e uma comunidade de fantasias canárias ocupada reduziu os espécimes a algumas dúzias. No pós-guerra, os criadores – e, portanto, os Lagartos – se reuniram e continua sendo um dos mais populares Tipo Canários. Seu canto está entre os menos impressionantes de sua tribo; mas, novamente, não é por isso que foi criado.

O nome deriva das marcas pretas em forma de crescente nas costas e no peito da ave, sugerindo a pelagem escamosa de um réptil. O efeito é muito marcante, e é referido como lantejoulas e remo (nas costas e no peito, respectivamente). Os lagartos também têm um tapete oval ou circular de penas mais grossas do que o normal no topo da cabeça, dando a aparência de um gorro. O padrão escamoso é menos pronunciado após a primeira muda da ave (e desaparece gradualmente à medida que o canário envelhece), então os vencedores do show são sempre pássaros jovens, pré-muda.

Norwich

Estes eram os ‘mop tops’ originais (e foram combinados com Lancashires com crista para produzir o Crested, que por sua vez foi jogado no pool genético do Gloster). A variedade foi trazida para East Anglia por imigrantes flamengos no início do século 18. As aves são maiores que a média, com penas de cabeça fofas e volumosas, mesmo quando a crista está ausente.

Canário Fator vermelho ou Rubino

Este é um híbrido genuíno, um cruzamento entre um canário amarelo e um siskin vermelho ( Carduelis cucullata ). A tonalidade varia de rosa e laranja a tons mais profundos de vermelho, e a ave foi combinada com muitos outros tipos para introduzir a coloração vermelha. Aves de fator vermelho requerem uma dieta rica em beta-caroteno para manter a cor quando estão mudando e brotando novas penas.

Fantasia Escocesa ou Escocesa

Este tipo foi desenvolvido a partir das Canárias da Bélgica no início do século XIX, com foco na postura encurvada. Glasgow e a planície central da Escócia foram os principais criadouros, daí seu título inicial de The Glasgow Don.

O corpo magro e curvado também deu o apelido de The Bird o’ Circle. É um passarinho muito peculiar, pois foi criado para chegar o mais próximo possível de um semicírculo de perfil (ou um quarto de círculo, para ser mais preciso), da ponta do bico à ponta da cauda . Três fantasias escocesas juntas devem formar um círculo perfeito – um pensamento estranho.

Espanhol longo

Este é outro pássaro criado para comprimento esbelto e postura ereta (sentado a 60 graus em relação ao poleiro). Também é grande, com 170 mm (6,7 polegadas), com uma cauda longa e estreita perceptível com uma ponta bifurcada. Foi desenvolvido nas regiões de Castelo e Valência da Espanha.

Canário Raza Espanhola

Este pássaro foi criado como um pequeno cantor na Espanha do século XIX, embora em shows de pássaros não seja categorizado como um ‘Canário da Canção’. É pequeno, com um comprimento de 115 mm (4½ polegadas), uma construção esguia e uma cabeça pequena.

Canário Stafford

Estes foram criados pela primeira vez na década de 1980 em Staffordshire, em uma tentativa bem-sucedida de produzir um pássaro de crista pequena com um pigmento vermelho. Isso implicou cruzar Canários Gloster com pássaros de fator vermelho (veja acima).

Warwick

Este tipo tornou-se uma variação aceita no tema canário diversificado em meados dos anos 2000. É uma ave pequena, com cerca de 114 mm (4,5 polegadas), com corpo em forma de ovo, coloração amarelo-marfim e crista.

Canário Yorkshire

Com 152 mm (6 polegadas), com um visual ‘sem pescoço’ casado com uma postura muito ereta, essa variedade ganhou o apelido de The Guardsman. É o segundo maior (como o mais longo) tipo canário comumente disponível. Foi isolado pela primeira vez como uma variedade em meados de 1800 em Bradford, Yorkshire, e desenvolvido com perfeição na década de 1930. Foi uma peça de superioridade entre condados, com os criadores de Yorkshire tentando melhorar a variedade existente de Lancashire, fazendo um pássaro mais fino e elegante.

 Você sabia que existiam todos esses tipos de canários?

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)