Série raça de cães exóticos: Löwchen – pequeno leão

Um dos cães mais raros do mundo, o löwchen (pronuncia-se lerv-chun) é uma raça européia conhecida por sua pequena estrutura, pelagem parecida com a juba e atitudes brincalhonas.

O nome único do löwchen na verdade significa “pequeno leão” em alemão, e é por isso que esta raça é muitas vezes carinhosamente chamada de cão pequeno leão. Esses pequenos filhotes possuem um coração enorme, com uma disposição corajosa, divertida e afetuosa que os torna o companheiro ideal para qualquer família.

Qual é a origem da raça de cachorro Löwchen?

Löwchen (pronuncia-se Lerv-chun) significa “Little Lion Dog”, e na França a raça é conhecida como Le Petit Chien Lion. O Löwchen compartilha raízes comuns com outros membros da família Bichon, que inclui o Bichon Frise e o Havanese, entre outros. Alemanha, Rússia e França reivindicaram a raça. A hora e o local exatos de origem são obscuros, mas cães parecidos com os Löwchen, ostentando a distinta guarnição de leão, podem ser encontrados na arte alemã do século XVI. Na guarnição tradicional do leão, a pelagem é cortada curta da última costela e incluindo os posteriores até a articulação do jarrete. As patas dianteiras são cortadas do cotovelo até um pouco acima do metacarpo. As patas são cortadas e cerca de metade da cauda é cortada, deixando uma pluma na ponta. Qualquer cabelo comprido deve ser deixado sem forma. Na década de 1960, os números da raça diminuíram para números perigosos. Através dos esforços de dois criadores, vários cães da Alemanha foram trazidos para a Grã-Bretanha. Por causa de seu pequeno número, esses cães foram cruzados extensivamente e formaram a base da raça na Grã-Bretanha e na América. O Löwchen entrou na classe AKC Miscellaneous em 1996 e foi admitido como membro do Non-Sporting Group em 1999.

Qual o temperamento da raça Löwchen?

Este é um cão animado, curioso e afetuoso. O Löwchen é uma mistura de espírito brincalhão e alma gêmea calma – um bom companheiro para uma família tranquila. Esta raça está disposta a agradar e responder aos comandos, além de ser dedicada à família. Alguns gostam de latir ou cavar.

São bons cães para apartamento graças ao seu tamanho pequeno, os löwchens podem ser uma excelente opção de cachorro para moradores de apartamentos. Mesmo assim, isso não significa que eles não precisam de atividade diária. Se você mora em um apartamento, certifique-se de levar seu cachorro para passear com frequência e ir ao parque.

Os Löwchens não são considerados uma raça de cães agressiva – no entanto, eles protegem sua casa e suas famílias e podem latir excessivamente para estranhos ou outros cães.

Quais as características da raça Löwchen?

Pelagem cortada no tradicional clipe de leão, cauda também cortada, encimada por pluma, dando a aparência de um leãozinho. Fortemente construído, ativo, bem equilibrado e alerta.

Largo, crânio relativamente plano entre as orelhas. Uma proporção de um terço do focinho/dois terços do crânio. Focinho forte com boa largura permitindo uma dentição correta. Cabeça portada orgulhosa e alta, stop bem definido. Nariz escuro: preto ou castanho de acordo com a cor da pelagem.

Qualquer cor ou combinação de cores permitida. Merle não é aceitável.

Medem normalmente a altura na cernelha de 25-33 cms 

Quais cuidados precisa ter com a raça?

O Löwchen pode receber um amplo exercício com uma curta caminhada ou jogo ativo todos os dias. Esta raça gosta de um desafio mental. A pelagem precisa ser escovada ou penteada a cada dois dias. O corte para manter a guarnição tradicional do leão deve ser feito a cada mês ou dois. Muitos donos de animais de estimação preferem manter seus cães em um clipe de filhote.

Com relação a saúde, o Löwchens são geralmente considerados uma raça robusta e saudável. No entanto, como a maioria das raças, eles são conhecidos por estarem associados a algumas condições de saúde hereditárias. Um bom criador realizará exames de saúde em futuros pais para minimizar o risco dessas condições se desenvolverem em filhotes.

Algumas das condições que Löwchens podem ser propensas a incluir:

  • Atrofia progressiva da retina (PRA) : Esta é uma condição degenerativa do olho que pode eventualmente levar à cegueira completa. Não é curável – no entanto, a maioria dos cães pode aprender a se ajustar à perda de visão e ainda desfrutar de uma alta qualidade de vida com o apoio adequado de seus donos.
  • Displasia da anca : Esta é uma condição relativamente comum, especialmente para raças menores. Envolve a posição anormal de uma ou ambas as articulações do quadril e pode variar de leve a grave em termos de desconforto e limitações de mobilidade. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.
  • Luxação da patela: Este é outro problema articular, desta vez envolvendo a articulação do joelho saindo do lugar. Como na displasia da anca, pode variar em gravidade e é outro problema que pode exigir cirurgia se o problema for grave.

A expectativa de vida é de 13 a 15 anos

Foto: Adobe Stock

Sobre um veterinário único:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)