Você acha que seu Hamster está doente? Veja algumas dicas abaixo que vão te ajudar com essa dúvida!
Os pais de animais de estimação conhecem seus bebês melhor do que ninguém. E quando seu carinha estranha ou está agindo ou parecendo diferente, é preocupante e assustador. Mas antes de entrar no modo de pânico total, é essencial entender se você tem um hamster doente ou se ele está tendo um dia de folga.
Sintomas de hamster doente
Hamsters normalmente mostrarão um (ou mais) dos seguintes sinais se estiverem com algum problema. Claro, outros sintomas também podem se apresentar, mas esses são os mais comuns:
- Perda de apetite
- Umidade ao redor da cauda
- Diarréia
- Perda de pêlo
- Inatividade
- Espirros, sibilos, corrimento nasal ou ocular
Se você notar algum desses sintomas, é melhor ficar em quarentena longe de outros animais de estimação, membros da família e luz brilhante. Além disso, o isolamento em uma área tranquila às vezes pode ajudar a acelerar o tempo de recuperação.
Como ajudar o Hamster a se sentir melhor?
Há muitas coisas que fazem com que os hamsters adoeçam. Mas vamos nos concentrar no que fazer se você estiver se perguntando: “Eu tenho um hamster doente?” e você suspeita que eles são.
Alimentando-o
Um dos sintomas mais comuns de um hamster doente é a perda de apetite. E porque esses caras são tão pequenos, não comer pode ser fatal. Então, o que você faz? Primeiro, tente mover o prato de comida para mais perto de onde eles dormem para que eles possam alcançá-lo… parece bem simples, mas pode ajudar.
Ofereça alimentos mais calóricos e fáceis de comer. Por exemplo, ovos cozidos ou mexidos em quantidades mínimas e alimentos para bebês (frutas ou vegetais) são boas opções. Você pode alimentar a lata de comida para bebê através de um medicamento ou conta-gotas. Mas seja cauteloso. Não deixe seu hamster continuar comendo sem parar… isso pode piorá-lo.
Oferecendo água
Manter-se hidratado é SUPER importante. Como com a comida, mova a garrafa de água perto dos quartos de dormir do hamster para facilitar o acesso. Se eles ainda não estiverem bebendo, tente oferecer água por meio de um conta-gotas. Uma solução eletrolítica sem sabor (metade água, metade eletrólito) fraca também pode ser usada.
Mantenha o Hamster confortável
É comum que hamsters doentes fiquem resfriados, então você quer mantê-los aquecidos (mas não quentes, o que pode levar à morte por insolação). Certifique-se de que eles estejam em um lugar quente em sua casa. Além disso, dê a eles um pouco de cama extra para fazer um ninho e se aconchegar… isso pode ajudar a combater a sensação de frio nojento de sua doença.
Limite a atividade do Hamster
Mesmo que eles gostem, tente remover a roda de exercícios até que eles se sintam melhor. Alguns hamsters continuam a se exercitar quando estão doentes, e não queremos isso, pois pode levar a lesões ou desidratação.
Não está melhorando?
Depois de alguns dias, se você não estiver vendo seu hamster doente melhorar ou sua condição estiver piorando, dirija-se ao seu veterinário exótico de confiança. Eles vão diagnosticar e tratar a causa exata. E provavelmente dar-lhe muita paz de espírito.
E se precisar medicar o seu hamster, fale conosco! Podemos fazer medicamentos manipulados para o seu pequeno!
Você tem alguma dica para fazer seu hamster doente se sentir melhor? Adoraríamos ouvir de você. Envie-nos uma mensagem ou comente em nossas redes sociais.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)