Saiba mais sobre coelhos anões, conhecidos como mini coelhos

Ter coelho anão é uma tendência que está em alta. Se essa ideia agrada a você, saiba que esses pacotinhos peludos de alegria exigem um pouco de cuidado. 

Depois de cães e gatos, em seguida na lista de animais de estimação populares vêm o coelho. Esses fofinhos não são difíceis de cuidar, mas como qualquer outro animal de estimação, eles também requerem atenção adequada. E para isso, você tem que estar bem ciente sobre o que fazer e não fazer e seus pontos positivos e negativos. Conhecer as raças existentes e sua adequação como animais de estimação é o primeiro e principal fator de consideração ao escolher coelhos.

Comportamento do mini Coelho ou coelho anão

A fêmea do coelho anão  tende a ser passiva, enquanto os machos às vezes são agressivos e sentem que estão em perigo. Uma vez que o coelho anão é mais calmo do que algumas raças , este coelho é muitas vezes mantido dentro de casa como animal de estimação da família . Esses coelhos são inteligentes e podem ser treinados para usar uma caixa de areia , embora devam ser engaiolados quando não supervisionados para evitar que roam fios e protejam a madeira da sua casa.

Eles são ativos e precisam de muito exercício. Eles adoram pular e são amigáveis ​​​​com outros animais e pessoas. Devido ao pequeno tamanho da espécie, esses coelhos não são indicados como animais de estimação para crianças muito pequenas porque são facilmente feridos. Alguns proprietários relatam que seus coelhos ficam mal-humorados com a velhice e sugerem esterilizar o animal para ajudar com esse problema.

O que  mini coelho ou coelho anão comem e bebem?

A maior parte da dieta do seu coelho deve ser feno de capim fresco, como feno de timóteo ou aveia. Forneça uma quantidade ilimitada de feno diariamente, sempre certificando-se de que haja algum disponível para o coelho. Você pode empilhar o feno no recinto ou usar um alimentador especial chamado tremonha. 

Para complementar o feno, ofereça verduras frescas todos os dias. As opções incluem alfaces, ervas, rabanetes e cenouras. Outras frutas e vegetais, como cenouras, podem ser dadas em quantidades menores. Você pode colocar as verduras em um pequeno prato de cerâmica ou simplesmente em uma área limpa do piso do recinto. Muitos proprietários oferecem esses alimentos frescos uma ou duas vezes por dia, removendo-os após algumas horas para evitar a deterioração. Consulte seu veterinário para saber a quantidade adequada de ração, pois isso pode variar de acordo com o tamanho e o nível de atividade. 

Além disso, ofereça uma pequena quantidade de rações de coelho por dia. Mas observe que a superalimentação de rações pode causar problemas digestivos e obesidade. Portanto, discuta a quantidade adequada para alimentar com seu veterinário. Coloque o equivalente a um dia de ração em uma tigela pequena de cerâmica. Descarte qualquer coisa deixada na tigela após 24 horas antes de adicionar a porção do dia seguinte. 

Finalmente, certifique-se sempre de que seu coelho tenha acesso a água limpa. Você pode usar um prato de água ou uma garrafa. Não remova o prato até ter certeza de que seu coelho sabe beber da garrafa e verifique regularmente se o bico da garrafa está funcionando. Renove a água diariamente.

Problemas comuns de saúde

Mini coelho ou coelho anão são propensos aos mesmos problemas de saúde que a maioria das outras raças de coelhos. Eles incluem:

  • Problemas digestivos, incluindo diarreia e bloqueios
  • Problemas oculares, como úlceras de córnea
  • Doenças respiratórias
  • Problemas de pele, como ácaros e pulgas 
  • Muitos coelhos também apresentam dentes crescidos demais, o que pode dificultar a alimentação e a bebida. Seus dentes crescem continuamente e devem ser desgastados por meio de sua dieta e mastigação de coisas em seu ambiente (como brinquedos de roer seguros para coelhos). Um veterinário pode lixar os dentes conforme necessário.

  

Gostou de saber sobre essa espécie? Conte para nós!

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)