(Tumores) Câncer em rins de animais

Tumores renais em cães e gatos são raros, mas mesmo assim seu pet pode ter este problema. A notícia boa é que um animal pode viver uma vida normal com um único rim, desde que o outro esteja bem preservado.

As indicações para remover um rim incluem: tumores, doença cística grave, infecção grave e obstrução do ureter que destruiu o rim

Anatomia

Cães e gatos têm dois rins. Esses órgãos ficam dentro do abdômen ao lado da coluna. Os rins são filtros essenciais que removem toxinas e resíduos do sangue. Os rins produzem um hormônio que estimula a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Eles também mantêm o equilíbrio correto de água, vários sais e minerais no corpo. Cada rim está conectado à bexiga urinária por um ureter, um tubo para transporte de urina.

Função renal

Os rins têm pequenos filtros que removem os resíduos da corrente sanguínea. Cerca de 20% do sangue total que é bombeado para fora do coração vai diretamente para os rins. Os rins produzem um hormônio chamado eritropoietina que estimula diretamente a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Falha nos rins, portanto, pode causar anemia. Os rins também regulam a quantidade de eletrólitos (sais) como sódio, potássio e cálcio que está contido no corpo. O pH do corpo também é controlado pelos rins através da excreção ou retenção de ácidos. Eles também controlam a quantidade de água que é excretada na urina, ajudando assim a prevenir a desidratação do corpo. Um cão, gato e muitas outras espécies (inclusive os humanos) vivem uma vida normal com apenas um rim. Na verdade, eles podem viver normalmente com pouco mais de dois terços de um rim.

Tumores renais

Existem dois tipos de tumores renais: aqueles que se originam dentro do rim e aqueles que se espalharam para o rim a partir de outro tumor dentro do corpo. Os tumores que se originam no rim incluem carcinoma renal, adenocarcinomas renais, carcinoma de células transicionais, sarcomas de vários tipos e um tumor que se origina de células embrionárias chamado nefroblastoma. No momento do diagnóstico de um tumor renal, cerca de 16% deles apresentam evidências de disseminação do tumor para os pulmões.

Sinais

As raças mais comuns para desenvolver tumores renais incluem Cocker Spaniels, Labrador Retrievers, Rottweilers, Golden Retrievers, Pastores Alemães, Poodles Miniatura, Malamute, Springer Spaniel e Shetland Sheepdogs. Cães machos desenvolvem este tumor cerca de 50% mais comumente do que cadelas e a idade média dos animais afetados é de 8,4 anos. Pacientes com nefroblastomas tendem a ser muito mais jovens. Os sinais clínicos mais comuns em pacientes afetados incluem urina sanguinolenta, massa abdominal palpável, aumento da sede, aumento da micção, letargia, perda de peso, vômitos, dor e alterações comportamentais.

Diagnóstico

O diagnóstico de uma massa renal é feito em radiografias abdominais ou ultrassonografia abdominal. Imagens avançadas, como ressonância magnética abdominal ou tomografia computadorizada, podem ser usadas para definir a extensão do tumor renal, mas também podem ser usadas para determinar se a metástase também está presente. Radiografias de tórax são essenciais para descartar a presença de metástases para os pulmões e linfonodos no tórax. Exames de sangue e urina são feitos para garantir que o rim não afetado esteja funcionando normalmente e que outros órgãos internos estejam saudáveis.

Tratamento

A nefrectomia ou remoção cirúrgica de um rim é o melhor tratamento para um tumor renal, desde que o paciente não esteja com insuficiência renal. Uma incisão é feita ao longo do abdômen para expor os órgãos internos. Os vasos sanguíneos e ureteres do rim afetado são amarrados e o rim é então removido. 

 Cuidados e resultados

No pós operatório é comum precisar daranalgésico para minimizar a dor e o desconforto. É extremamente importante limitar a atividade e o nível de exercício até um mês após a cirurgia. Fazer uma assepsia cuidadosa no local para eviitar a infecção

 Em um estudo que incluiu 82 cães, o tempo médio de sobrevivência após a nefrectomia foi de 16 meses, independentemente do tipo de tumor. A cirurgia aumentou a sobrevida dos pacientes que apresentavam tumores renais. Neste relatório, os pacientes que receberam quimioterapia sobreviveram alguns meses a mais do que os pacientes que receberam apenas a cirurgia, no entanto, isso não foi estatisticamente significativo. No momento da morte dos pacientes afetados, 77% apresentavam evidências de disseminação do tumor, apesar dos tratamentos administrados ao paciente. Em gatos, a incidência de metástases no momento do diagnóstico foi de 64% para carcinomas renais e 100% para carcinomas de células transicionais. Aparentemente, o prognóstico pode ser pior para gatos com tumores renais do que para cães.

Referências:

  1. Bryan JN et al. Neoplasia renal primária de cães. J Vet Intern em 2006; 20:1155-1160.
  2. Seaman RL, et al. Tratamento de nefroblastoma renal em cão adulto. J Am Anim Hosp Assoc 2003;39:76-79.
  3. Henry CJ, et al. Tumores renais primários em gatos: 19 casos (1992-1998) J Fel Med e Surg 1999;1, 165-170.

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)