Coelhos e coelhinhos são o mesmo animal – não há diferença de raça ou espécie, apenas a palavra que preferimos.
Coelhos e lebres são “lagomorfos”, uma ordem que também inclui o pika, um pequeno mamífero escavador que se parece com um grande camundongo e vive em climas mais frios.
Os lagomorfos foram originalmente classificados como roedores, mas em 1912 foi feita a distinção entre eles e roedores.
As lebres nascem com os olhos abertos, o cabelo cobrindo o corpo e podem correr poucos minutos após o nascimento (muito parecido com uma cobaia!). Os coelhos, por outro lado, nascem cegos, nus e permanecem em um ninho forrado de peles durante os primeiros dias de suas vidas.
As lebres, que pertencem ao gênero “Lepus”, foram cronometradas a velocidades de 70 km por hora.
As histórias são abundantes sobre a prolífica natureza reprodutiva dos coelhos e, portanto, não é de surpreender que o coelho tenha se tornado um símbolo de fertilidade em muitas culturas e religiões. À medida que a influência cristã se espalhou, este símbolo tornou-se associado à Páscoa.
Os coelhos são animais meticulosamente limpos e fáceis de quebrar e treinar. Assim como um cachorro, um coelho de estimação pode ser ensinado a chamar seu nome, sentar no seu colo e fazer truques simples.
Coelhos felizes praticam um comportamento fofo conhecido como “binky”: eles pulam no ar e giram e giram!
Um coelho bebê é chamado de kit, uma fêmea é chamada de corça e um macho é um dinheirinho. Um grupo de coelhos é chamado de rebanho.
Os coelhos são herbívoros, comendo uma dieta inteiramente de gramíneas e outras plantas. Como sua dieta contém tanta celulose, eles eliminam dois tipos diferentes de fezes para decompor completamente a comida. Enquanto outros herbívoros mastigam e engolem sua ração, depois “arrotam” de volta (como as vacas ruminam), os coelhos voltam a ingerir suas fezes na primeira passagem para obter todos os nutrientes de que precisam.
O tamanho médio de uma ninhada de coelho é geralmente entre 4 e 12 bebês, o que resulta após uma gestação curta de 30 dias. Os coelhos machos podem se reproduzir a partir dos 7 meses de idade e as fêmeas a partir dos 4 meses. Isso significa que em um ano uma única coelha pode produzir até 800 filhos, netos e bisnetos!
A expectativa de vida de um coelho é de cerca de 8 anos, embora coelhos esterilizados (aqueles que são esterilizados/castrados) podem viver até 10-12 anos.
Os dentes de um coelho nunca param de crescer! Muitas pessoas acreditam que precisam mastigar para manter os dentes curtos. Enquanto eles gostam de mastigar, é o desgaste normal de onde seus dentes superiores e inferiores se encontram que mantém os dentes de um coelho curtos.
Você consegue adivinhar que outro animal doméstico é semelhante aos coelhos? Um cavalo! Eles têm olhos, dentes e ouvidos semelhantes (aqueles que pertencem a muitas presas), bem como uma dieta e comportamento semelhantes. Claramente, seu tamanho é muito diferente…
Um símbolo de coelho é frequentemente usado para mostrar que um produto não foi testado em animais. Isso ocorre porque os coelhos têm sido tradicionalmente usados em testes de segurança de produtos.
Os coelhos não podem vomitar, por isso é super importante alimentá-los apenas com alimentos saudáveis, frescos e apropriados.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)