Os gatos podem desenvolver acne felina, assim como nós humanos. Aqui está o que você precisa saber se começar a notar espinhas teimosas
(acne felina) que não desaparecem do seu gatinho.
A acne do gato, ou queratinização folicular como é oficialmente conhecida, se forma quando os folículos capilares são bloqueados devido a uma produção excessiva de queratina, uma proteína encontrada na pele. Nos gatos, a acne se forma principalmente ao redor da área do queixo, e é por isso que é comumente chamada de acne do queixo do gato.
O que pode causar a acne felina?
As causas da acne do gato ainda são desconhecidas. Acredita-se que o plástico pode estimular a erupção, pois foi notado principalmente em gatos que usam tigelas de plástico para comida e água e a má higiene, principalmente em gatos mais idoso. Mas há uma série de condições subjacentes que também podem contribuir:
- Sistema imunológico fraco.
- Estresse.
- Alergias à comida.
- Desequilíbrios hormonais.
- Glândulas sebáceas hiperativas.
E como tratar a acne felina?
Embora a acne do gato geralmente desapareça tão repentinamente quanto aparece, há casos em que o tratamento é necessário, especialmente se as erupções forem regulares ou começarem a se transformar em uma forma grave de acne. O ideal é levar o seu gato para que o médico veterinário veja as melhores opções de tratamento, mas alguns itens podem ajudar como: a limpeza da área afetada, compressas com água morna, uso de ômega 3, Substituindo tigelas de plástico, Xampus medicinais, pomadas, antibióticos sistêmicos, antibióticos sistêmicos e injeções de esteroides.
Nunca medique seu animal sem a orientação de um médico veterinário. A acne felina não é uma doença grave e pode ser tratada, por isso, procure sempre um profissional para melhor tratamento para o seu gatinho.
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)