Para construir um terrário para sua tartaruga, você deve considerar aspectos como higiene, iluminação e temperatura da água. Isso manterá o bem-estar desses répteis de sangue frio
As tartarugas são animais muito curiosos e excelentes animais de estimação para as crianças. No entanto, antes de adotar uma tartaruga como animal de estimação, você precisa preparar sua casa para sua chegada, principalmente dando a ela um terrário.Um terrário para sua tartaruga é um dos itens mais importantes para levar para casa, pois é onde o réptil passará a maior parte do dia.
Quais são os materiais necessários para fazer um terrário para sua tartaruga?
Abaixo listamos algumas ferramentas e elementos necessários para fazer um terrário:
•Recipiente/aquário: trata-se de um recipiente de vidro ou aquário que também pode ser usado como terrário para tartarugas. Eles são retangulares e visivelmente mais largos do que compridos.
Por ser projetado para todas as tartarugas (aquáticas e terrestres), o terrário também terá algumas regiões secas. É lá que o réptil pode tomar sol, secar, recolher calor para o corpo e descansar.
- Filtro: os filtros são essenciais para manter a água do terrário da sua tartaruga em boas condições. Existem vários tipos de filtros de água feitos para aquários e terrários. Recomendamos conversar com um especialista em uma loja de animais para saber qual será o melhor para o terrário da sua tartaruga.•Sistema de aquecimento: assim como o filtro, o aquecedor é um elemento crucial para garantir que sua tartaruga tenha uma boa qualidade de vida (aquática e semi-aquática). Também é uma boa ideia ter um termômetro para verificar a temperatura da água periodicamente e evitar problemas em seu terrário.Lembre-se que o frio pode prejudicar a saúde da sua tartaruga, enquanto o calor excessivo favorece o crescimento de algas e microorganismos patogênicos.
•Lâmpada especial para tartarugas: como todos os répteis, as tartarugas precisam da radiação solar para regular a temperatura do corpo e sintetizar os nutrientes essenciais. Portanto, além de observar a temperatura da água, você também deve fornecer uma área seca e com boa quantidade de luz.
•Artigos para decoração: As decorações não só dão uma boa aparência ao terrário, mas também recriam o habitat da tartaruga. Isso tem um impacto muito positivo no bem-estar físico e mental dos répteis. As decorações mais comuns são galhos e pedras, e você pode até adicionar plantas naturais ou artificiais.
•Areia para terrários: a areia será o piso do terrário da sua tartaruga e ajudará a imitar o mar ou os rios.
Passo a passo como construir um terrário para sua tartaruga
Acima citamos os itens que você vai precisar para fazer um terrário caseiro para sua tartaruga, abaixo segue o passo a passo para montá-lo
1. Antes de iniciar o terrário da sua tartaruga, certifique-se de lavar bem o recipiente para remover qualquer sujeira do interior. Evite usar produtos corrosivos ou irritantes ao limpar o recipiente.
2. É uma boa ideia usar água morna e sabão neutro para lavar o recipiente. Enxágue com bastante água e deixe um pouco de água morna dentro por 30 a 60 minutos.
3. Quando o terrário estiver limpo e seco, comece a instalar o filtro. Para colocá-lo corretamente, você vai querer que a água saia pela queda a uma distância mais afastada das paredes do recipiente. Isso permitirá uma melhor circulação de água no terrário da sua tartaruga.
4. Em seguida, comece a instalar o sistema de aquecimento em um lado do terrário. O ideal é que você se certifique de que sua localização não interfira no sistema de filtragem e não mexa na estética do terrário.
5. O próximo passo é revestir o fundo do recipiente com areia especial feita para aquários de tartarugas. Para cobrir bem e dar profundidade, use uma camada de três a quatro centímetros de espessura.
6. Agora é hora de ser criativo e decorar o terrário. Recomendamos colocar alguns galhos na areia no fundo do aquário. Em seguida, você pode colocar algumas pedras nas regiões secas, o que ajudará sua tartaruga a acumular calor e secar.
7. Agora, encha o terrário com água (se for um terrário aquático ou semi-aquático). mas vai colocando a água aos pouco para não estragar a sua decoração
8. Acrescente a água aos poucos, em temperatura ambiente, até quase atingir as regiões secas. Claro, certifique-se de limpar a água potável para preservar a saúde da sua tartaruga.
9. Por fim, instale a lâmpada tartaruga e certifique-se de que esteja apontando para a região seca. Tenha cuidado para não colocá-lo muito perto, pois isso pode prejudicar a pele da sua tartaruga e causar queimaduras, o ideal é que ela deva estar a cerca de 30 centímetros de distância.
Quando o terrário da sua tartaruga estiver pronto, será hora de encontrar o local perfeito em sua casa. Certifique-se de escolher um quarto limpo e silencioso que ajude no desenvolvimento do seu animal de estimação. Lembre-se de sempre mantê-lo em um ambiente seguro e longe de quaisquer elementos nocivos.
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)