Você consegue falar para nós qual é a relação da vitamina K e do cálcio? Hoje vamos falar sobre a relação deles e como podem ser benéficos para o seu pet.
SEMPRE QUE FALAMOS DE OSSOS, o primeiro elemento que vem à mente é o Cálcio. Não é por menos: é o mineral mais abundante no organismo dos cães e mais de 90% dele está localizado nos ossos. Quando filhotes, cães necessitam de grandes quantidades de cálcio para o crescimento e fortalecimento da estrutura corpórea. O cálcio é o “cimento” dos ossos.
A vitamina K tem a função de transportar e fixar o cálcio ao local certo (no caso, os ossos). Ela funciona como a “betoneira” do Cálcio. O resultado de níveis bons de cálcio com baixos níveis de vitamina K é a calcificações indesejadas (em articulações, artérias, rins, entre outros). Por isso os níveis de vitaminas K têm que ser sempre adequados, principalmente em pacientes com doenças osteoarticulares e com calcificações em locais errados.
Os vegetais escuros são ricos em vitamina K, as fibras são transformadas em vitamina K pelas bactérias boas e ela pode também ser prescrita para ser aviada em farmácias de manipulação veterinárias. O importante é manter esta importante vitamina em níveis ótimos, é profissional da saúde e quer maiores informações sobre estes e outros nutracêuticos? Entre em contato conosco!
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)