Calopsita: Amistosa, encantadora e brincalhona

A calopsita é uma ave que caiu nos encantos dos brasileiros e se tornou um dos passarinhos de estimação mais procurados. 

 

As Calopsitas, são da mesma família das aves Cacatuidae, elas são parentes distantes das cacatuas e papagaios, e se destacam por sua personalidade inteligente, brincalhona e alegre e calorosa!

Qual é a origem das Calopsitas? 

As calopsitas têm origem na Austrália no país localizado na Oceania. 

Os primeiros registros científicos da espécie foram  n o século XXVIII, mais precisamente em 1792. A entrada dessa ave no Brasil, foi na década de 1970.

Quais são as características e temperamento das Calopsitas?

Elas são aves muito amistosas, são animais bastante inteligentes e que sempre estão dispostos a brincar.  As Calopsitas são bem sociáveis, tanto com outras aves ou mesmo com seres humanos. É um ótimo animal de estimação, sendo indicado para toda a família. Essas aves são bastantes independentes e se o tutor quer  que ela fique sempre dentro da gaiola, é necessário um treinamento desde filhote, mas não é indicado elas ficarem presas o tempo todo, pois assim, ela se torna mais agressiva.

Elas caíram no gosto das pessoas que desejam criar pássaros, pois trazem muita alegria à sua casa.  Muito inteligentes, essas aves podem imitar diversos sons que ouvem, bastando que seu tutor tenha bastante determinação, paciência e  amor com a sua pequena ave.

Essas aves,  amam carícias na cabeça (em seu topete) e gostam muito de brinquedos para aves e petiscos.

Quais cuidados precisam ter?


Primeiramente, as Calopsitas precisam de espaço, a gaiola deve ser grande o suficiente para que ela possa se exercitar, brincar ou até mesmo realizar pequenos voos. 

Além do cuidado com o espaço, uma alimentação de qualidade é importante. Além da ração específica para elas é interessante oferecer  um combinado de sementes, as calopsitas podem comer também legumes, verduras e frutas como: Mamão, banana; pêssego, entre outros 

As Calopsitas precisam de uma boa hidratação, a gaiola tem que ter sempre um bebedouro com água fresca e limpa todos os dias. A água parada e com sujeira, pode conter microorganismos nocivos.

Assim como água fresca, as calopsitas gostam de banhos, por isso é legal colocar uma vasilha com água com um ou dois dedos, pois quando elas quiserem, elas podem se banhar. Se você não tiver uma vasilha, pode borrifar água nela, mas tome cuidado com a pressão e o nível do jato, pois pode machucar sua ave.

A expectativa de vida que vivem em ambiente natural pode variar de 20 a 25 anos em média. Em cativeiro essa expectativa cai para 10 a 15 anos, o motivo da queda é a forma que ela vive e se alimenta.

E como sempre, é bom ter um acompanhamento de um médico veterinário para melhor orientação de como cuidar da sua calopsita.

Gostou das dicas? Conte para nós!

Saiba mais sobre alimentos tóxicos para aves!

Quer saber sobre Agapornis? cliquei aqui!

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário