Brasileiro real ou Brazilian Shorthair é a única raça de felino brasileiro a ser reconhecida mundialmente.
O Brasileiro Real é um gatinho que vem da insistência dos criadores em fazer uma raça brasileira que tivesse como origem o gato de rua.
Qual é a origem do Brazilian Shorthair?
O Brazilian Shorthair teve origem com a Federação Brasileira do Gato (FBG) para a criação do Pêlo Curto Brasileiro, durante o período de sua associação com a WCF (World Cat Federation), em 1998, batizado de assim, de Brazilian Shorthair. Interessante é que a raça é descendente de gatos de rua, origem miscigenada. Fizeram uma seleção selecionada, onde a base da raça foi projetada como intermediária entre os tipos European e Oriental. Os gatos Brazilian Shorthair não são exatamente parecidos com estas raças, mas possuem pelagem curta e rabo comprido.
Quais são as características físicas da Raça Brazilian Shorthair ?
Os gatos de pelo curto brasileiro possuem porte de médio a grande e um corpo esbelto e musculoso, que o tornam um gato muito ágil, com boa estrutura óssea, elegante, eles tem um temperamento bom e amigável. Assim como diz o nome, o pelo é curto sem variação pelo corpo, eles têm uma pelagem macia e sedosa, fechada e sem subpelo e com grande variação de cor.
Os gatos Brazilian Shorthair, tem orelhas largas, grandes desde a base e viradas para a frente. Com a cauda longa que vai se afinando até a ponta. Seus olhos são ovalados, grandes com cores variadas.
Os gatos da raça têm dimorfismo sexual, onde as fêmeas são bem menores e os machos crescem e encorpam entre 2 e 3 anos.
Qual é o comportamento da raça?
Os gatos da raça Brazilian Shorthair, são amorosos e apegados aos tutores, gostando muito de ficar entre seus pés. É uma raça ágil, e muito curiosa. É uma ótima companhia, pois são bem sociáveis, sendo assim, excelentes com crianças e outros animais, incluindo cães.
Os Brazilian Shorthair são inteligentes, aprendem rápido e podem inclusive fazer truques. No entanto, por ser muito apegado aos tutores, eles exigem um pouco de atenção e carinho.
E os sobre higiene e cuidados?
Em função da seleção natural da raça, eles são extremamente resistentes a doenças e necessitam dos cuidados básicos como uma boa alimentação, vacinação e vermifugação em dia e visitas periódicas ao médico veterinário.
E você conhecia essa raça de gatos brasileiros?
E aí gostou das dicas? Já conhecia essa raça de gato?
e sobre gatos Angorá Turco? saiba mais aqui!
Saiba mais sobre Maine Coons
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)