Você já pensou em ter um Hamster em casa? Eles são animais incríveis, pequenos, dóceis e muito brincalhões.
E você sabia que existem vários tipos de hamsters? Sim, são 24 espécies, das quais 4 são criadas como pets (o Sírio, o Anão Russo, o Chines e o Roborovski), mas atenção: no Brasil só é permitida a criação do Hamster Sírio e o Hamster Anão Russo.
HAMSTER SÍRIO – vive de 2 a 3 anos e atinge 15 centímetros (é o maior de todos os hamsters). É extremamente territorialista, portanto tem que viver sozinho. As cores mais comuns são: a amarela e o caramelo, mas é possível encontrar hamsters sírios marrons, malhados e pretos.
HAMSTER ANÃO RUSSO – Também conhecido como apenas Hamster Russo é o menor de todos os hamsters, atingindo de 8 a 10 centímetros. É muito dócil, mas muito assustado também. Por isso não é raro morder quando retirado da gaiola. Diferente do Sírio, o Russo convive bem com outros hamsters no mesmo ambiente (mas pode viver sozinho também), A cor predominante é o cinza, mas é possível encontrá-lo de outras cores.
Qual é o comportamento dos Hamster?
Eles são animais dóceis e brincalhões, porém, eles podem se defender caso se sintam ameaçados. Como você é maior que seu pequeno roedor, às vezes, ele pode se sentir ameaçado. Assim, ocasionalmente, você pode levar algumas mordidas.
Quais cuidados podem ajudar a prolongar a vida dos Hamster?
Algumas espécies de hamsters são noturnas. Ou seja, mais ativas durante a noite, a partir das seis horas da tarde, aproximadamente. Caso você tente acordá-lo durante a manhã, é possível que o pet fique estressado, diminuindo sua qualidade de vida.
Quais os cuidados que preciso ter com a alimentação dos Hamsters?
A alimentação pode ser à base de frutas (com exceção das cítricas) e vegetais crus (o alface deve ser evitado) mas existem rações específicas para eles, que geralmente são compostas de grãos como milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste e semente de girassol.. Mas como sempre digo: o importante é consultar um médico veterinário especializado.
Aqui vão algumas dicas para que seu Hamster mantenha-se saudável:
•Primeiramente, tenha uma boa gaiola, espaçosa e com uma casinha confortável, isso ajuda muito na qualidade de vida do seu pequeno.
- Como dissemos acima, a alimentação também é fundamental para o bem-estar do seu hamster.
- Outra dica importante é a higienização do espaço onde seu hamster vive, um local sujo pode causar estresse e algumas doenças nele.
- Importante também é respeitar os horários, estimular os exercícios e investir em brinquedos, pois assim ele terá qualidade de vida.
Gostou das dicas? Conte para nós!
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)