Principais causa das doenças renais

A principal causa das doenças renais (e de diversas outras patologias) é a OBESIDADE.

Estima-se que 50% dos cães estão obesos ou estão com sobrepeso e as principais causas são: falta de exercícios físicos e a alimentação “humanizada”. O aumento de massa corporal demanda mais metabolização, gerando um mecanismo compensatório de hiper filtração renal. Além disso, a obesidade está diretamente ligada ao aumento de processos inflamatórios, diabetes, hipertensão arterial e acidificação da urina (que desencadeiam cálculos e infecções urinarias). E sobre as três últimas falarei a seguir.
 A DIABETES caracteriza-se pela falta ou baixa produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue. Altos níveis de açúcar no sangue, geram maior necessidade de filtração renal. Já a HIPERTENSÃO ARTERIAL exige maior excreção de água e sódio pelo rim. Com o tempo, a sobrecarga acometida nestas patologias compromete a capacidade de filtração dos rins.
 A pouca ingestão de água aliada ao pH mais acido da urina são ambientes propícios a INFECÇÃO URINÁRIA e formação de CÁLCULOS nos rins. E a reincidência destes fatores (comuns em cães) pode lesionar os rins.
 O rim metaboliza a maioria dos MEDICAMENTOS. E os metabolitos de muitos fármacos “inofensivos” (como anti-inflamatórios e omeprazol) são nefrotóxicos no uso prolongado e sem o acompanhamento de um veterinário.
 O ENVELHECIMENTO é um fator preponderante para doença renal. A capacidade de filtração pode cair pela metade nesta fase. Por isso, cães idosos tem um risco maior de ter todas as patologias acima citadas. Além disso, na velhice a capacidade de eliminação dos metabolitos de fármacos também pode reduzir em até 50%. Por isso é fundamental a avaliação de um veterinário no ajuste da dose e da frequência de uso dos medicamentos. Via de regra, cães de raça grande são considerados idosos a partir dos 5 anos, de raça média a partir dos 7 anos e de raça pequena a partir dos 10 anos.
 Um rim debilitado produz hemácias (glóbulos vermelhos) ineficazes, gerando ANEMIA INFLAMATÓRIA uma condição muitas vezes silenciosa e fatal.
Por isso a melhor dica é: leve seu pet regularmente ao veterinário e siga à risca todas as fases da vida do seu pet.
No próximo post falarei sobre as 6 principais causas da doença renal. Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos, colegas de trabalho e familiares.