Collie de pêlo curto, você conhece essa raça?

O collie de pêlo curto , ou collie liso, é praticamente igual ao collie de pêlo longo, sendo a única diferença o comprimento da pelagem. 

Este ração de cão, do collie de pêlo curto, não é tão conhecido como o seu homólogo de pêlo comprido.

Qual é a origem da raça Collie de pêlo curto?

Esses cães se originaram nas terras altas da Escócia, junto com o collie de pêlo comprido. Naquelas montanhas, eles cumpriam as funções de cães pastores. Com o tempo, eles também se tornaram animais de estimação muito apreciados, mas nunca alcançaram a popularidade de seus parentes de pelos compridos.

Esses cães cresceram em popularidade em 1860, quando a Rainha Vitória mostrou interesse por eles enquanto visitava a Escócia. Tornou-se uma grande fã da raça, o que influenciou muita gente a adotar os smooth collies não só como cães de trabalho, mas como companheiros. Esta raça também se tornou popular na indústria de exposições de cães.

Hoje, os collies de pêlo longo e de pêlo curto são reconhecidos como uma única raça de cães pelo American Kennel Club, mas são considerados diferentes raças de cães pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Infelizmente, devido à falta de popularidade desta raça, eles foram recentemente colocados na lista de raças nativas vulneráveis ​​do Kennel Club.

Qual o temperamento da raça Collie de pêlo curto?

Os criadores dizem que é um cão de natureza gentil e leal à sua família. Há evidências de que os collies são responsáveis ​​por poucos ataques a humanos. As estatísticas estão lá, mas realisticamente bem baixas. Collies são leais e protetores de suas famílias, especialmente em relação às crianças de sua família. 

São amigáveis, gentis e sensíveis. Esses cães compartilham seu excelente temperamento do collie de pêlo comprido. Eles também são cães muito inteligentes e ativos que precisam de muito exercício e companhia. 

Collies de pelo curto precisam ser socializados como qualquer outro cão. No entanto, têm uma tendência natural para serem amigáveis ​​com as pessoas, cães e outros animais, pelo que o processo de socialização desta raça é fácil. Naturalmente, collies que não receberam socialização adequada podem ser tímidos e reservados com estranhos.

A raça é conhecida por sua inteligência, embora ainda não tenha perdido seus instintos de pastoreio. Collies respondem a treinamento e disciplina firmes, mas gentis, mas podem se tornar teimosos se submetidos a tratamento severo. A raça é ágil e fácil de treinar.

Quais as características da raça Collie de pêlo curto?

Existem dois tipos de Collie, definidos por seus pêlos: ásperos e lisos, a única diferença é o comprimento do pelo. A variedade áspera tem uma pelagem externa densa, reta e áspera e um subpêlo macio e peludo. A variedade lisa é sem o revestimento externo grosso. O Collie de pêlo longo deve ter uma juba abundante e pelos finos e abundantes na cauda. A raça é comumente chamada incorretamente de Collie pêlo longo e Collie de pêlo curto. Isto é simplesmente como a raça está escrita no padrão da raça. 

A raça mede entre 51-61 cm e pesa entre 18-29,5 kg. Existem três cores principais: sable e branco, tricolor (predominantemente preto e branco com marcações castanhas na cabeça e nas pernas) e azul merle (azul prateado claro salpicado com marcações pretas e castanhas marmorizadas).

O gene merle é um gene dominante de diluição de cor e é responsável por defeitos e mortes se emparelhado com outro gene merle. Cruzar merle com merle terá um resultado letal para um quarto da ninhada. A criação de merle para cores completas produzirá ninhadas meio merle e meio coloridas. Sob nenhuma circunstância os cães merle devem ser cruzados entre si.

Quais cuidados precisa ter com a raça?


Ao contrário dos collies de pêlo comprido, os de pêlo curto não precisam de tantos cuidados com o pêlo. Eles perdem o pêlo regularmente, mas ainda mais durante as duas estações anuais de mudança. É suficiente escovar esses cães uma ou duas vezes por semana para manter a pelagem em bom estado. Também não é aconselhável dar banho a esses cães com muita frequência, apenas quando necessário.

E com relação a saúde?
Collies de pêlo curto são propensos a algumas patologias hereditárias , incluindo:

  • anomalia do olho collie
  • Torção gástrica
  • Distiquíase
  • Surdez

Um collie liso pode ser um cão incrivelmente saudável, desde que siga uma desparasitação veterinária periódica e um calendário de vacinas. Além disso, se você notar qualquer mudança repentina no comportamento ou fisicalidade de seu collie, sugerimos consultar um veterinário o mais rápido possível.

A expectativa de vida é de 12-14 anos.

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)