Você já se fez essa pergunta? Será que músicas servem para acalmar os animais?
Seu cão fica com medo durante tempestades ou fogos de artifício? Eles sofrem de ansiedade de separação? Ouvir barulhos do lado de fora os deixa nervosos? Ligar alguma música ou alguma forma de ruído branco para o seu cão pode ajudar a aliviar o estresse.
Estudos recentes mostraram que tocar música reduz o estresse em cães em abrigos de animais, com menos latidos, taxas respiratórias mais baixas e níveis mais baixos do hormônio do estresse cortisol.
Mas podemos usar música para acalmar cães?
Não há muita pesquisa nessa área, mas há o suficiente para sugerir que a música pode ser usada para aumentar comportamentos relaxados em cães.
Mas em alguns estudos, mostram que a ciência por trás da música é calmante para cães e através disso, temos boas notícias: As músicas funcionam!
Mas como isso funciona? Inúmeros estudos foram feitos em pessoas e animais para ver que tipo de efeitos a música pode ter no cérebro. Foi demonstrado que a música com certas vibrações e tons influencia as emoções.
Além de enviar vibrações calmantes, tocar música também mascara sons que deixam seu cão ansioso. Seja o latido de um cachorro vizinho ou uma tempestade, encobrir os sons que causam ansiedade com uma música calmante pode ajudar seu cão a relaxar. Se você planeja usar música calmante para cães quando estiver fora, certifique-se de tocar a música quando estiver em casa também, para que seu cão não associe sua ausência à música que está tocando.
Que tipos de música são usadas para acalmar cães?
A música pode acalmar seu cachorro ansioso, mas que tipo de música você deve tocar? Estudos demonstraram que a música clássica é um dos tipos de música mais calmantes para cães. O metal e o rap, por outro lado, tendiam a irritar os cachorros e encorajar os latidos.
O tempo específico que foi observado para acalmar cães é de aproximadamente 50 a 60 batidas por minuto. Evitar música com graves profundos ou muitos sons conflitantes é importante, porque pode lembrar os cães do trovão. Você pode encontrar músicas selecionadas que atendam a esses critérios na maioria dos serviços de streaming, incluindo YouTube, Spotify e Apple Music.
Em 2005, a Dra. Susan Wagner, uma neurologista veterinária credenciada, descobriu que a música solo de piano criada de acordo com os princípios psicoacústicos – com tempos mais lentos e arranjos e sons simples – era mais eficaz na redução da ansiedade do que a música clássica popular. Enquanto ambos acalmavam os cães no estudo o suficiente para fazê-los deitar, o solo de piano era ainda mais eficaz.
Um estudo posterior feito em 2012 pela Dra. Lori Kogan, do Colorado State College of Veterinary Medicine, também investigou os efeitos da música clássica, heavy metal e música especificamente projetada em 117 cães em um ambiente de canil. Ela descobriu que enquanto ouvia música clássica, os cachorros passavam mais tempo dormindo e menos tempo vocalizando do que ouvindo outra música ou sem música.
Mais recentemente, um estudo feito em 2017 mostrou que o soft rock e o reggae, principalmente, levaram a comportamentos mais relaxados e aumento da variabilidade da frequência cardíaca, o que indica menos estresse.
Quando tocar música calmante para cães?
Seu cão pode apreciar música suave nas seguintes situações:
- Se eles são um novo filhote ou cachorro se ajustando e se acomodando depois de serem levados para sua casa.
- Cães com ansiedade de separação , quando são deixados sozinhos. Embora o som da música possa ser reconfortante, certifique-se de tocar a mesma música quando estiver em casa com eles, para que eles não associam a música a estar sozinho em casa.
- Quando seu cão passa o tempo em sua caixa ou espaço seguro.
- Viajar de carro pode causar ansiedade, então tocar alguma música familiar que você já tocou em casa pode ajudá-los a relaxar
Você deve tocar música suave para o seu cão durante fogos de artifício e tempestades?
- Esses ruídos podem ser estressantes para muitos cães, portanto, tocar uma música favorita pode ajudar a distraí-los dos ruídos externos e mantê-los calmos. A música pode ajudar a mascarar o som de fogos de artifício ou tempestades.
- Para cachorros e cães que ainda não demonstraram ansiedade ou medo de ruídos altos, vale a pena introduzir ruídos de forma positiva para evitar o desenvolvimento de fobia ou ansiedade de ruído. Embora seja mais eficaz durante o período de imprint do seu cachorro (entre as 5 e as 16 semanas de idade), ainda pode ser feito em qualquer idade.
Dicas para tocar música para acalmar seu cão:
- Mantenha o volume moderado a baixo. O sentido da audição deles é cerca de quatro vezes mais sensível que o nosso!
- Comece a tocar música quando seu filhote for jovem e estiver aprendendo. Isso torna a música um dos sons normais que eles ouviriam em casa.
- Experimente vários gêneros para ter uma ideia de qual tipo de música os acalma mais e como eles reagem a cada um.
- Não toque música apenas quando seu cachorro estiver sozinho em casa. Toque-o também quando estiver em casa, para que não associem música a você saindo de casa. Isso pode aumentar o estresse em vez de acalmá-los.
Referências
Bowman A, Dowell FJ, Evans NP. O efeito de diferentes gêneros musicais nos níveis de estresse de cães em canis. Fisiologia & Comportamento. 2017;171:207-215.
Kogan LR, Schoenfeld-Tacher R, Simon AA. Efeitos comportamentais da estimulação auditiva em cães em canis. Jornal do comportamento veterinário. 2012;7(5):268-275.
Leeds J, Spector L, Wagner S. Pesquisa e Desenvolvimento Bioacústico (BARD) Resumo da Pesquisa Canina. 2005-2007.
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)