Como anda o apetite do seu cão?

É normal vez ou outra nos sentirmos cansados, sem vontade de fazer nada, sem apetite, não é mesmo?

Com os nossos amigos peludos não é diferente, eles tem dia que acordam sem apetite, sem vontade de fazer nada. Além disso, algumas raças (como Bulldog, Pugs, São Bernardo, Chow Chow e Pequines ) são mais preguiçosas que outras.

Mas a “preguiça” e a apatia podem ser o primeiro sintoma de algumas doenças. Infecções virais, bacterianas, fúngicas e as parasitoses (verminoses) diminuem a disposição e a energia de cães e gatos.

Hepatopatias e nefropatia desequilibram a suplementação nutricional e “tiram o apetite” do paciente veterinário , deixando-o mais fraco e preguiçoso.

Os problemas articulares comuns em algumas raças (como Pastores, Rottweiler , Labradores, Golden Retriever e outras de grande porte) e em pacientes idosos, geram dor e dificuldade no exercitar.

Pacientes idosos também sofrem de disfunção cognitiva (o “alzeheimer canino ”) que altera os comportamento e o desejo de brincar e praticar atividades que antes eram divertidas.

Por isso, se perceber qualquer alteração na rotina do seu cão, pode ser um primeiro indício de patologias que lá na frente podem ser irreversíveis.

“Economizar” indo ao veterinário só quando o seu pet está doente pode ficar mais caro no final das contas.

“A prevenção e o cuidado com a saúde são os melhores remédios.”