Animais exóticos: Coelho Gigante Continental

O Coelho Gigante Continental, também conhecido como Gigante Alemão, é uma raça muito grande de coelho originalmente criada para a produção de carne.

 É a maior raça de coelho do mundo, mas além de seu tamanho espetacular, existem muitos fatos interessantes sobre esta raça. Esses coelhos gigantes são incrivelmente carinhosos e amigáveis, o que os torna muito populares entre aqueles que gostam de ter coelhos em casa. Eles são frequentemente comparados a um cachorro em seu comportamento.


Qual é a origem do coelho gigante continental?


Os coelhos gigantes continentais são descendentes dos famosos coelhos gigantes flamengos. Embora descendentes da raça gigante flamenga, os continentais compartilham linhagens com muitas outras raças, incluindo belga e alemão. Como os gigantes flamengos, os coelhos gigantes continentais são uma das mais antigas raças conhecidas de coelhos domésticos. Estima-se que esses coelhos tenham surgido já no século XVI. Mas não foi até 1893 que o primeiro gigante continental foi oficialmente documentado.

No século 19, eles foram importados da Europa e da Grã-Bretanha para os Estados Unidos para aumentar o tamanho dos coelhos usados ​​na produção de carne. Como resultado, muitos deles participaram de shows de animais e se tornaram coelhos de estimação devido à sua natureza amigável. Embora a raça ainda não tenha sido reconhecida pela American Association of Rabbit Breeders, ela é reconhecida pelo British Rabbit Council , que distingue entre coelhos gigantes continentais coloridos e brancos.


Quais as características físicas do coelho gigante continental?

O fato de o coelho gigante continental ser considerado o maior coelho do mundo não é coincidência. Em média, eles pesam cerca de 29 centímetros e têm aproximadamente 3 pés (0,91 m) de comprimento. A expectativa de vida deste coelho é bastante curta em comparação com outras raças, pois varia de 5 a 7 anos.

Eles têm um corpo grande com músculos fortemente desenvolvidos , patas traseiras mais longas que as dianteiras e costas semi-arqueadas. A cabeça é grande, sendo maior e mais larga nos machos. As fêmeas geralmente têm algum tipo de bochecha proeminente. As orelhas são grossas, eretas, longas e terminam em pontas arredondadas. Os olhos são arredondados e têm um olhar expressivo e brilhante.

A pelagem dos coelhos gigantes continentais é composta por pelos curtos, densos, grossos e muito brilhantes. Seu subpêlo consiste em pelo macio e lanoso que protege contra a umidade e o frio.

Quais as características do coelho gigante continental?

A pelagem do coelho gigante continental pode ter as seguintes cores:

  • Preto
  • Branco
  • Cinza
  • Areia
  • Bege
  • fulvo 
Qual a personalidade do coelho gigante continental?

O coelho gigante continental tem uma merecida reputação de ser um dos mais sociáveis ​​e amigáveis ​​de todos os coelhos. Nos últimos anos, eles se tornaram animais de estimação populares porque são fáceis de lidar, amigáveis ​​com crianças e pessoas em geral e são ótimos animais de estimação e companheiros de família. Eles adoram ser tocados e até apanhados.

Por serem coelhos muito sociais, precisam de contato constante com pessoas e outros animais para serem felizes e saudáveis. Da mesma forma, eles não se dão bem com a solidão, seja por longos períodos de tempo ou temporariamente, pois exigem afeto e companheirismo quase constantes.

Apesar de seu tamanho, eles são muito calmos, não correm constantemente e não são nada inquietos. Como a maioria dos animais, eles podem ser treinados para fazer truques e serem obedientes quando necessário.


Quais os cuidados com o coelho gigante continental?

O mais importante na hora de cuidar do coelho gigante continental é dar a atenção e o carinho que esta raça precisa.

Embora não precisem de muito espaço, geralmente é aconselhável dar-lhes acesso a uma área externa, se possível, seja um jardim, um terraço ou até uma varanda. Desde que possam se espalhar, tomar sol e tomar um pouco de ar de vez em quando.

Quanto à sua dieta, não deve diferir da de outros coelhos, embora a quantidade de comida que comem possa variar. Ou seja, sua dieta deve ser baseada no consumo de feno, juntamente com vegetais frescos, frutas ocasionais e comida especial para coelhos. Uma alimentação adequada garantirá que os dentes, que sempre crescem, se desgastem adequadamente, evitando dores, deformidades e outros problemas.

Se quiser saber mais sobre o crescimento dos dentes em coelhos, leia este outro artigo, onde falamos sobre os problemas dentários em coelhos e sua prevenção.

E quais são os problemas de saúde do coelho gigante continental?

O coelho gigante continental pode sofrer de algumas doenças devido ao seu tamanho. Um dos mais comuns e preocupantes são os relacionados às articulações . Esses problemas geralmente estão associados ao sobrepeso ou à obesidade.

Para evitar problemas dentários, é aconselhável monitorar o desgaste dos dentes e ir ao veterinário quando forem observados sinais alarmantes, bem como quando o nosso coelho apresentar sinais de dor ou doença. Alguns desses sintomas são apatia, agressividade, letargia ou relutância em comer e/ou beber.

Também é importante fazer exames veterinários regulares e vacinar nosso coelho contra doenças perigosas como mixomatose ou doença hemorrágica viral, que podem ser fatais.

Se queres saber como saber se o teu coelho está doente, lê este outro artigo, onde te dizemos que sinais deves procurar em um coelho doente

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)