Raça de gatos: Burmês muito doce e travesso

Com seus olhos enormes, personalidade extrovertida e tendências caninas, o Burmês são os gatos perfeitos para conquistar pessoas que dizem não gostar de gatos.

Apesar de sua expressão muito doce, eles são muito travessos, mas amam – ou deveriam adorar – as pessoas e a companhia humana. 

Qual é a origem da raça Burmês?

O birmanês, como o conhecemos hoje, foi desenvolvido na América a partir de um único gato. O nome ‘Burmese’ é originário do país da Birmânia, de onde veio Wong Mau, que é considerada a mãe da raça. Segundo o folclore, os ancestrais birmaneses eram mantidos como animais sagrados nos templos e mosteiros da Birmânia. Eles até tinham servos pessoais! Os birmaneses foram descobertos na Inglaterra no final de 1800, mas não eram tão populares quanto os siameses de olhos azuis e a raça gradualmente desapareceu na Inglaterra e na Europa. Foi revivido em 1930 usando o primeiro birmanês verdadeiro e diz-se que uma viagem marítima de guerra de três gatos birmaneses da Birmânia para a América na década de 1940 durou cinco meses, durante os quais eles sobreviveram a ataques de bombardeiros. A raça acabou sendo reconhecida pelo GCCF em 1952.

Qual o temperamento da raça Burmês?

Fofinho, confiante e sociável resume perfeitamente o gato birmanês. Se você está procurando um gato extrovertido e animado que queira fazer parte de sua família, o birmanês é para você. Os gatos birmaneses adoram a companhia das pessoas; eles são muito bons com crianças, outros cães e gatos e dizem que ficam perto de casa. Se você gosta de uma vida tranquila, o birmanês atlético, divertido e travesso provavelmente não é para você! O birmanês tem uma voz suave e doce e vai gostar de conversar com você se for encorajado. Os birmaneses são animais intensamente sociais e assumem que são totalmente aceitos em todos os aspectos da vida familiar humana. Não gostam de se sentir ‘negligenciados’ e estão sempre dispostos a ajudar! Eles são muito brincalhões e apreciarão uma variedade de brinquedos e jogos nos quais você precisará mergulhar completamente!

Quais as características da raça Burmês?
Independentemente do padrão, todos os gatos birmaneses vêm com pelagem muito curta e sedosa, tradicionalmente de uma única cor sólida. Originalmente, todos os birmaneses eram sable, mas em meados do século 20, os gatos birmaneses eram vistos em cores como fulvo, azul e lilás. Atualmente, o padrão britânico reconhece marrom sólido, chocolate, azul, lilás, vermelho e creme, bem como o padrão de tartaruga em uma base de marrom, chocolate, azul ou lilás, enquanto o padrão da Cat Fanciers’ Association (CFA) ainda reconhece o birmanês apenas em zibelina sólida, azul, champanhe (chocolate) e platina (lilás).

Quais cuidados precisa ter com a raça?

A pelagem dos gatos birmaneses é curta e fina, com um brilho sedoso e lustroso. Eles exigem cuidados mínimos e não perdem muito pelo. Escovar seu gato com uma escova de borracha uma vez por semana deve ser suficiente para livrar a pelagem dos pelos mortos e mantê-la brilhante.

Com relação a saúde?

Os birmaneses são geralmente saudáveis, mas a raça carrega uma doença hereditária chamada polimiopatia hipocalêmica episódica familiar, que causa fraqueza muscular esquelética. Existe um teste de DNA simples para verificar se um gato tem esse distúrbio, e os criadores responsáveis ​​​​devem oferecer documentação mostrando que seus gatos estão livres do gene agressor.

Gatos afetados com polimiopatia hipocalêmica apresentam problemas episódicos que podem afetar todo o animal ou podem estar localizados no pescoço ou nos músculos dos membros, dificultando a caminhada ou a sustentação correta da cabeça.

Além da hipocalemia, os birmaneses raramente podem apresentar:

  • Deformidades cranianas
  • Glaucoma, pressão alta no olho que pode levar à cegueira
  • Síndrome de hiperestesia felina, que resulta em aumento da sensibilidade ao toque ou a estímulos dolorosos
  • Pedras nos rins, causadas por cristais de oxalato no trato urinário

A expectativa de 10 a 17 anos

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)