Por que muitos cães comem super rápido? Até certo ponto, pode ser sobre o fato de que os cães simplesmente não saboreiam a comida tão bem quanto as pessoas.
Comer rápido não permite que os cães mastiguem ou mesmo provem a comida. Mais preocupante é que um cachorro comendo rápido pode causar engasgos, vômitos e uma condição ainda mais séria chamada Dilatação Gástrica (coloquialmente conhecida como inchaço). O inchaço canino pode resultar de um cão comendo muito ou muito rápido. O estômago se expande porque os gases se acumulam a ponto de o estômago se torcer dentro do abdômen do cão, impedindo que os gases escapem. O resultado: a circulação pode ser interrompida no estômago, bem como em outros órgãos, incluindo o coração. Os cães podem morrer poucas horas após o início do inchaço, por isso é uma condição séria que requer atenção médica de emergência imediata se você suspeitar.
O que causa esse comportamento?
Alguns cães aprendem esse comportamento desde muito jovens, pois podem ter vindo de uma ninhada bastante grande, o que significa que a hora das refeições era uma competição para comer o máximo antes que acabasse. Outras razões podem ser devido a condições médicas, como parasitas que afetam a capacidade do corpo de absorver nutrientes.
Uma solução fácil de corrigir pode ser que a comida em si não está dando ao cão nutrientes suficientes e ele está constantemente com fome. Ao mudar a comida que você está alimentando para algo mais nutricionalmente benéfico, você pode mudar o comportamento alimentar de seus animais de estimação e permitir que eles desacelerem.
Mas como fazer, para que meu cão comer mais devagar?
Como treinar um cachorro para comer mais devagar? Existem várias maneiras de fazer isso, mas todas usam o mesmo princípio: estabeleça um sistema que não permita que comam mais do que um pouco de comida de cada vez.
Soluções caseira:
Existem muitas opções comerciais disponíveis para tigelas de alimentação lenta para cães, mas vamos começar com uma solução caseira para tigelas de alimentação lenta para cães. Coloque uma tigela pequena de cabeça para baixo dentro de uma tigela grande e, em seguida, despeje a comida sobre a tigela pequena e na maior. Isso cria um “fosso” estreito de comida para que seu cão não consiga engolir toda a refeição. Eles têm que contornar todo o círculo de comida.
Outra opção é colocar brinquedos grandes demais para engolir (e que estejam limpos!) Em uma tigela de comida para que o cão tenha que tirá-los do caminho ou contornar para alcançar a comida. Também é comum que as pessoas cujos cães tendem a comer uma tigela de comida em questão de segundos espalhem a comida por uma área ampla, de modo que o cão tenha que se mover para cada pedaço de comida. Isso funciona muito bem em casas com um único cão. Se houver mais de um cão por perto, esta opção é uma má escolha porque promove competição, estresse e pode levar à agressão pela comida.
Produtos específicos:
Use uma tigela como uma tigela Brake-Fast. Possui botões de plástico, ou “dedos”, no centro que o cão terá que comer ao redor, diminuindo o ritmo da mastigação. Ele também desliza, fazendo com que o cachorro persiga sua comida até certo ponto, como se fosse um labirinto.
Considere alimentar seu cão com brinquedos de comida como Kongs, bem como quebra-cabeças de comida. Tirar ração dessas coisas é o oposto de ser alimentado com colher. Leva algum trabalho – e tempo.
No final, cabe a você assumir o controle da alimentação do seu animal de estimação. Se você sentir que nenhuma dessas técnicas está funcionando, terá que alimentar seu animal de estimação com pequenas quantidades ao longo do dia, em vez de grandes porções. Se eles ainda estiverem comendo excepcionalmente rápido, consulte um veterinário para que seu animal de estimação possa ser examinado quanto a quaisquer condições médicas subjacentes.
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)