O Ceilão é uma raça felina rara com poucos exemplares vivos encontrados na França e na Itália.
Este gato, o Ceilão, é extremamente brincalhão e tão raro entre as raças perdidas, embora fosse possível restaurar a raça usando novas importações de sua terra natal. Em 2017, Arcangelo Bungaro (que era tutor do gato do Ceilão “Koji” cujas fotos aparecem neste artigo) achou que ele não era mais criado, embora ainda esteja listado em alguns sites italianos de criadores de gatos.
Qual é a origem da raça Ceilão?
O gato do Ceilão é uma raça de gato asiática originária de uma raça landrace do Sri Lanka, localizada no sudeste da Índia. O início desses gatos remonta a 1984, quando um médico italiano chamado Paolo Pellegatta os encontrou naquela área e ficou deslumbrado com as marcas de malhado em suas cabeças, pescoços, pernas e caudas. Foi então que ele levou vários espécimes para sua casa em Milão, na Itália, para iniciar um programa de reprodução.
Em 1988 foi criado o Club de Amigos del Gatto di Celylon e em 1993 a International Cat Association (TICA) reconheceu pela primeira vez oficialmente a raça.
Qual o temperamento da raça Ceilão?
O gato do Ceilão tem um temperamento calmo, carinhoso e independente. São um pouco tímidos com estranhos, mas muito carinhosos com a própria família e adoram ficar em casa com seus tutores, embora não sejam excessivamente dependentes. Além disso, eles se dão muito bem com crianças e outros animais. Adaptam-se bem à vida dentro de um pequeno apartamento, mas também são fãs do ar livre. Eles são um gato ativo e brincalhão, sempre alerta e em forma.
Quais as características da raça Ceilão?
O gato Ceilão é um gato de tamanho médio, com uma altura de 25-35 cm e um peso de 3-5 kg nas fêmeas e 4-6 kg nos machos. Seu corpo é de forma semi-cobby, ou seja, eles têm um corpo compacto e robusto, com uma cabeça redonda e larga. Eles têm ossos finos, mas músculos poderosos são um pouco mais curtos do que as costas.
A cabeça é pequena em relação ao resto do corpo. É arredondado com bochechas proeminentes , nariz sem depressão naso-frontal, orelhas grandes com pontas arredondadas e de cor mais clara que o resto do corpo, testa plana, queixo, mandíbulas fortes e grandes olhos amendoados que combinam a cor da pelagem, geralmente verde ou amarela.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
Estes gatos são de pelo curto, não têm subpelo e o seu pelo é curto e colado ao corpo. Eles quase não soltam pelos, então algumas escovações semanais são suficientes. Certas doenças podem predispor esses gatos a ingerir mais pelos do que deveriam e seu sistema de eliminação digestiva não é tão eficiente quanto muitos outros gatos. Por esta razão, não devemos esquecer esta rotina de escovação, mesmo em gatos de pêlo curto, como o Ceilão, pois evita bolas de pelo.
E com relação a saúde?
O gato do Ceilão tem uma expectativa de vida de 14 a 16 anos. Eles são um gato que tem uma boa saúde e nenhuma doença associada à raça é conhecida no momento. No entanto, como em qualquer raça de gato, eles correm o risco de qualquer doença infecciosa e parasitária comum nesta espécie, por isso as orientações de vacinação contra doenças como rinotraqueíte, calicivirose, leucemia e raiva, e desparasitação contra parasitas internos e externos e as doenças infecciosas que eles podem carregar, devem ser realizados. Da mesma forma, esses gatos devem fazer check-ups anuais para detectar precocemente qualquer tipo de patologia para ter um melhor prognóstico e eficácia no tratamento.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)