Os cães e gatos dependem muito dos seus bigodes

 Você sabe por que cães e gatos têm bigodes e para que eles servem para nossos amigos peludos? Vamos falar um pouco sobre esse assunto.

Primeiramente, o que são bigodes?

Você já esteve em um quarto escuro e teve que tatear com os braços e mãos? Usar suas mãos permite que você evite bater em coisas como cadeiras e outros obstáculos, além de sentir ao longo das paredes para ver onde estão as bordas do quarto.

Usamos nosso sentido de visão muito mais do que pensamos, mas às vezes temos que complementá-lo quando nossa visão não é suficiente. Cães e gatos também fazem isso, mas em vez de usar as mãos para sentir ao redor, eles têm estruturas especiais chamadas vibrissas. Você já deve ter ouvido falar deles, porque mais comumente os chamamos de bigodes. O nome ‘vibrissae’ vem do latim ‘vibrio’, que significa ‘vibrar’.

Os bigodes não são como os outros pêlos do seu animal de estimação, porque os bigodes são na verdade, receptores de toque que estão conectados aos músculos e ao sistema nervoso do corpo do animal. 

Desta forma, eles são mais como dedos que sentem ao redor e absorvem informações sensoriais do ambiente. Na maioria das vezes, você encontrará bigodes no rosto ao redor da boca, mas também acima dos olhos e até na parte de trás das patas dianteiras.

Mas quais as funções dos bigodes nos animais?

Os bigodes são muito importantes para o seu amigo felino ou canino, porque eles não apenas fornecem informações sobre o ambiente externo, mas também sobre a posição do corpo. O que ajuda com isso é um órgão sensorial na ponta do bigode chamado proprioceptor. Este órgão envia informações sensoriais ao cérebro do animal para ajudá-lo a tomar decisões sobre o que deve fazer a seguir. Devo ir para a esquerda ou para a direita? Posso mesmo caber nesse espaço? Há perigo no horizonte? Posso colocar minha cabeça embaixo daquela cadeira para pegar meu brinquedo? Bigodes ajudam a responder a todas essas perguntas, mesmo quando está escuro.

Eles servem para facilitar a visão e comunicação com os outros pets! Os bigodes também dão indicações sobre o ambiente ao pet! Você sabia disso?

Por isso, nunca corte o bigode do seu peludinho, pois eles são vitais para a percepção sensorial normal e o equilíbrio, portanto, encurtar seus bigodes ou cortá-los pode prejudicar o equilíbrio, o movimento e a capacidade do seu cão de sentir os sinais ambientais.

Você sabia disso? Qualquer dúvida, sempre consulte um médico veterinário!

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)