Para começar os vírus são muito diferentes das bactérias. Bactérias são microrganismos compostos por uma célula e sem membrana celular.
Mas têm parede celular e uma estrutura bem simples que as tornam independentes na replicação do seu material genético. Quando falamos de bactérias, lembramos de doenças e antibióticos, mas existem muitas bactérias benéficas (inclusive no nosso intestino existem milhares delas). Aliás não existiria vida na Terra se não existissem as bactérias, pois elas são responsáveis pela decomposição de toda matéria orgânica. As maléficas são as que geram infecções bacterianas e são tratadas com antibióticos.
Já os vírus são seres muito simples acelulares que não têm nem parede celular. Por isso eles precisam de células hospedeiras para replicar. Ou seja, quando ele entra no nosso corpo ele se liga a nossa célula e faz ela replicar o seu material genético, que se liga com outra célula e assim sucessivamente.
E é por isso que é tão difícil tratar uma infecção viral. A grosso modo para “matar” um vírus dentro do nosso corpo é necessário “matar” nossa célula. Por isso os medicamentos antivirais tem a difícil tarefa de inibir a ligação do vírus na parede da nossa célula e, uma vez que já está aderido a nossa célula, inibir sua replicação.
Os vírus são seres muito simples sem parede celular. Precisam de células hospedeiras para replicar. E é exatamente por causa deste processo de replicação que é tão difícil tratar uma infecção viral, pois ele se replica dentro das nossas células. Por isso antivirais têm a difícil tarefa de inibir a ligação do vírus na parede da nossa célula e/ou inibir sua replicação.
Além disso, os vírus são mutantes.
E por que os idosos são mais vulneráveis? Porque eles têm o sistema imune mais debilitado. O sistema imune são os “soldados” do nosso corpo.
Quando entra alguma estrutura estranha eles se aproximam e avaliam. Se este corpo estranho faz mal e já passou por ali, temos um anticorpo (uma estrutura que inibe a ligação deste corpo no organismo). Se não tem, os soldados bloqueiam (ou tentam bloquear) a entrada e começam a produzir anticorpos. Se o sistema imune está íntegro, ele em sistemas mais fracos o organismo não consegue. Em época de coronavírus é importante aumentar sua imunidade. E falarei sobre isso nos próximos posts. MAS ATENÇÃO TER UMA BOA IMUNIDADE NÃO SIGNIFICA QUE NÃO VAI PEGAR CORONA. Ela pode deixar os sintomas mais fracos caso pegue, mas você pode passar para entes queridos mais velhos. Por isso o melhor remédio é tomar os cuidados de sempre!
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)