Disbiose, você sabe o que é?

Muitos acreditam que disbiose é SINÔNIMO de diarreia. Mas não…a diarréia é um SINTOMA da disbiose.

O cão tem 10x mais bactérias no corpo do que células. Isso mesmo! Para cada célula, são 10 bactérias. E 80% delas estão concentradas no intestino formando a microbiota.

Em cães saudáveis a prevalência de bactérias benéficas é bem maior do que as patógenas (na proporção 4:1).

Mas quando ocorre um desequilíbrio no intestino, aumenta o número de bactérias oportunistas e patogênicas gerando a disbiose.

Os principais agentes que desequilibram a flora intestinal são: uso de medicamentos sem acompanhamento veterinário (principalmente antiácidos, antibióticos e anti-inflamatórios), consumo de alimentos “para humanos” (pães, pizzas, embutidos, entre outros) e dietas desbalanceadas.

E as consequências podem ser:

Desconforto intestinal (gases, estufamento e dilatação gástrica)

Aumento de prurido, problemas recorrentes de pele e queda excessiva de pelo

Imunidade baixa

inflamação intestinal, hepática e renal podendo, inclusive, gerar alterações neurológicas.

Portanto, NUNCA use medicamentos sem acompanhamento veterinário e NUNCA dê alimentos processados, ricos em farinha branca e fast food.

E se o seu cão costuma ter episódios de diarreia, leve-o ao veterinário.