NÃO, É INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA.
Muitas vezes confundida com reação adversa, a interação medicamentosa é um evento clínico que ocorre por interação entre medicamento-medicamento ou medicamento-alimento. Ela pode ser Farmacocinética, Farmacodinâmica ou Farmacêutica.
Farmacocinética – são as mais frequentes e influenciam significativamente a terapêutica do medicamento. Ocorre no caminho em que ele percorre, da via de administração a excreção.
Farmacodinâmica – está relacionada no local ou sítio de ação (nos receptores) e muitas vezes é induzida: medicamentos para intoxicação, por exemplo, geralmente são fármacos que competem pelo mesmo sítio de ação da substância tóxica.
Farmacêutica – quando dois ativos interagem dentro da mesma forma farmacêutica por reações físico-químicas. Esta é mais fácil de perceber porque geralmente são visíveis (alteração de cor, turvação ou precipitação).
Para evitar as interações medicamentosas é necessário estreitar a relação farmacêutico-prescritor.
Se por um lado o farmacêutico tem um maior conhecimento da farmacologia e de possíveis interações, do outro o prescritor tem a possibilidade de identificar (e comunicar ao farmacêutico) todos os medicamentos que o paciente faz uso. Isso é importante principalmente em pacientes crônicos que são acompanhados por mais especialistas.
Na medicina humana, alguns medicamentos são livres de prescrição e outros os farmacêuticos podem prescrever.
Na medicina veterinária não: todos os medicamentos devem ser prescritos por um veterinário. Por isso, se você é veterinário (a), estreite sua relação com o farmacêutico da farmácia veterinária de sua confiança.
E tanto farmacêuticos quanto veterinários, podem contar comigo. Meu contato está abaixo!
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)