A Osteoporose é uma doença muito comum em pequenos animais, assim como em humanos, que atinge cães e gatos (Estima-se que cerca de 30-50% dos cães e gatos serão afetados em algum momento de suas vidas). A fadiga e a relutância em se movimentar também vêm com a velhice nos cães.
À medida que envelhecem, seus ossos perdem minerais, especialmente os vitais como cálcio e fósforo, por isso, a Osteoporose tem como característica, a incapacidade do tecido ósseo em absorver o cálcio. Boa parte do surgimento da doença é originada pela idade do animal ou pela má formação do esqueleto e até mesmo pela alimentação inadequada.
Por isso, a saúde osteoarticular é fundamental para a qualidade de vida de cães e gatos. Por isso, muitas são as opções de tratamentos integrativos.
Quais cuidados precisamos ter com os animais que têm osteoporose?
Aqui estão algumas dicas sobre como ajudar seu cão/gato a lidar com esses problemas de saúde.
1) Importante a atividade física: Mesmo que seu cão não tenha mais tanta mobilidade, ele ainda precisa se movimentar para combater efetivamente a rigidez. Por isso, é importante sempre levá-lo para caminhadas leves, nados e outros exercícios que não force muito as articulações e de forma regulares!
2) Dar sempre banho de sol: Pois o sol traz muitos benefícios para a saúde, desde que não esteja muito quente, você pode deixar seu cachorro sair para aproveitar o tempo que ele quiser. O sol é um dos aliados naturais mais eficientes que temos, ajuda a fortalecer os ossos e as articulações, pois melhora a capacidade do animal de absorver a Vitamina D, que ajuda os ossos a absorver o cálcio e outros minerais, e geralmente alivia as dores nas articulações.
3) Ambientes adequados: Independentemente da estação, seu peludinho precisa de um ambiente agradável, aquecido e seco com uma temperatura relativamente constante. Animais de estimação que sofrem de artrite ou osteoporose também devem ter uma almofada macia e de fácil acesso para dormir.
4) Alimentação saudável: verifique se o seu cão/gato recebe uma dieta equilibrada. A nutrição correta, ajudará a lubrificar as articulações e fortalecer os ossos. Uma refeição rica em vitaminas, antioxidantes, minerais, oligoelementos e substâncias como Ômega 3 são primordiais.
5) Muito cuidado e carinho: Massagens curtas e fricção suave das articulações é outro tratamento que ajuda os cães com artrite e osteoporose, pois ajuda a relaxar os músculos e dá algum alívio ao animal. É ainda melhor se uma pessoa competente e experiente fizer essas massagens.
6) Suplementos Nutracêuticos:
Hoje quero destacar o Osteopet®, um ativo da biotec, uma empresa que tem no seu DNA inovação e tecnologia de ponta.
Osteopet® é um nutracêutico que associa a molécula de fósforo ao Silanol, dois elementos fundamentais para composição e manutenção da integridade dos ossos e articulações. Apresenta atividade protetora do tecido osteoarticular, anti-inflamatória e estimuladora da produção de ácido hialurônico. Osteopet® melhora a síntese de matriz óssea e é indicado para o tratamento de cães e gatos, como:
✅ Artropatias
✅ Prevenção e tratamento de osteoartrite
✅ Cicatrização óssea
É fácil ajudar seu cão a se sentir muito melhor com um pouco de cuidado e muito amor, siga as dicas acima e tenha sempre o acompanhamento de um bom médico veterinário.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)