Elegantes, atléticos e incrivelmente leais, os pinschers Doberman são alguns dos melhores cães de guarda do mundo.
Mas não deixe que suas reputações o enganem. Dobermans (ou “Dobies”, como são carinhosamente chamados pelos amantes da raça) são cães inteligentes, ativos e adaptáveis que ficam mais felizes quando estão com suas unidades familiares. Eles podem ser animais de estimação extremamente versáteis, capazes de se adaptar a uma ampla variedade de situações de vida e tamanhos de família.
Qual é a origem da raça Doberman?
Poucas pessoas podem afirmar que tiveram um impacto tão grande no mundo canino como Louis Dobermann de Thuringen, Alemanha. Herr Doberman era um cobrador de impostos de porta em porta que precisava de um cachorro para acompanhá-lo em suas rondas. No final dos anos 1800, ele começou a criar um cão de guarda aerodinâmico alerta, provavelmente cruzando o antigo pastor alemão e o Pinscher alemão, com cruzamentos posteriores com o Manchester Terrier preto e castanho, Greyhound e Weimaraner. Ele logo obteve o protótipo da raça que hoje leva seu nome.
Os Dobermans originais ainda tinham ossatura um tanto pesada e cabeça redonda; criadores subsequentes selecionados para um cão de aparência mais atrevida. A raça evoluiu em um tempo notável; em 1899 o primeiro clube de raça foi formado. A raça continuou a atrair aclamação, e o primeiro Doberman chegou à América em 1908. Eles logo encontraram favor em toda a Europa e América como cão policial e, mais tarde, como cão de guerra. Suas proezas nessas áreas logo trouxeram mais admiradores, e o Doberman rapidamente se tornou um valioso animal de estimação da família. Sua silhueta esculpida e comportamento alerta destemido fizeram do Doberman um dos principais candidatos como cão de exposição.
À medida que sua fama crescia, muitas famílias passaram a apreciar a raça como animal de estimação da família, e o Doberman acabou se tornando a segunda raça mais popular da América em 1977. Infelizmente, a mídia colocou o Dobe no papel de uma raça cruel e sua reputação injustamente sofrida. Durante este mesmo período de tempo, surgiram os Dobermans brancos albinistas. Em um esforço para diminuir a chance de produzir esses cães, o Doberman Pinscher Club of America convenceu o AKC a marcar os números de registro de cães com probabilidade de carregar o gene albino com a letra Z (um teste de DNA já está disponível).
Qual o temperamento da raça Doberman?
O Doberman Pinscher é um guardião inteligente e capaz, sempre alerta e pronto para proteger sua família ou sua casa. Ele também é um companheiro leal e aventureiro e gosta de ser mentalmente desafiado e é um talentoso aluno de obediência, agilidade, também é sensível e muito receptivo aos desejos de seu tutor, embora alguns possam ser dominadores. Ele é geralmente reservado com estranhos. Pode ser assertivo com cães estranhos.
O Doberman Pinscher conquistou seu lugar como um dos cães militares mais eficazes e guardiões familiares entre todas as raças. Está alerta, mas geralmente silencioso, soando um alarme apenas quando necessário. É um aluno talentoso, capaz de aprender tarefas complicadas. Embora indiferente com estranhos e duro com aqueles que considera ameaçadores, o cão é surpreendentemente sensível e demonstrativo em relação à família, amigos e treinadores. Ele se dá bem com outros animais de estimação da família, mas pode ser dominador em relação a cães estranhos. É brincalhão e muito enérgico. (As generalizações sobre raças de cães são bem estabelecidas e amplamente aceitas, mas cães individuais podem diferir em comportamento de outros de sua raça.)
Quais as características da raça Doberman?
Não há como confundir um pinscher Doberman com qualquer outra coisa. Esbelta, atlética e poderosa, a silhueta de um Dobie é uma das mais reconhecidas do mundo.
O Doberman Pinscher é um cão elegante, ágil e poderoso, com 61 a 71 cm na cernelha e pesando de 27 a 45 kg. Tem uma pelagem curta e lisa, de cor preta, azul, fulva ou vermelha, com marcas de ferrugem na cabeça, garganta, peito, base da cauda e pés. A raça tem uma reputação de destemor, alerta, lealdade e inteligência.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
Uma vantagem dos dobermans: eles foram criados especificamente para serem de baixa manutenção.
Com relação à saúde, Felizmente, o Doberman é um cão saudável que atinge felizmente sua vida útil de 10 a 12 anos com pouco ou nenhum problema. Dito isto, existem alguns problemas e condições de saúde do Doberman que comumente afetam esta raça.
- CVI (síndrome de wobbler), cardiomiopatia
- Preocupações menores: vWD, demodicose, osteossarcoma, torção gástrica, CHD
- Ocasionalmente visto: albinismo, hipotireoidismo, PRA, narcolepsia
- Testes sugeridos: cardíaco (monitor Holter), quadril, olho, DNA para vWD, tireóide
- Nota: Os dobermans azuis às vezes têm queda de cabelo; Dobermans “brancos” são albinos e sensíveis à luz
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)