O Tiffanie é uma raça ativa com um estado de espírito curioso, mas gentil e afetuoso.
A raça Tiffanie adoram seus humanos, mas não se dão bem com outros gatos e são dados a demonstrações ostensivas de ciúmes.
Qual é a origem da raça Tiffanie?
A Tiffanie foi desenvolvida no Reino Unido na década de 1980, e não deve ser confundida com a “Tiffany” (também conhecida como Chantilly), que é uma gata americana. O Tiffanie é uma variante de cabelos compridos do Asian Shorthair . Os pares originais para criar a raça eram entre um birmanês e um gato de pelo comprido. A raça é muito semelhante ao Burmilla, de modo que os dois são frequentemente confundidos. Na Austrália, no entanto, o nome “Tiffanie” se aplica a uma linha de gatos que são considerados Burmillas de pêlo comprido. Eles se desenvolveram a partir do acasalamento acidental de um birmanês e uma chinchila. Na Austrália, os gatos são criados mais ao longo da linha do padrão Burmilla.
O Tiffanie é uma raça ativa com um estado de espírito curioso, mas gentil e afetuoso.
Qual o temperamento da raça Tiffanie?
A Tiffanie não é um gato que gosta de longos períodos de solidão. Eles preferem companhia e gostam de muita interação com seus donos e familiares. Eles são uma raça afetuosa, extrovertida e gentil e, portanto, são excelentes animais de estimação para uma variedade de famílias – mesmo aquelas onde já existe um animal de estimação.
Enquanto eles gostam de passar tempo com você, eles não são de forma alguma um gato muito exigente. Eles também são conhecidos por gostar do estranho jogo de buscar também.
Quais as características da raça Tiffanie?
A Tiffanie é um gato de porte médio. Sua cabeça tem formato de cunha, com orelhas médias a grandes, alinhadas com o rosto. Os olhos são vagamente ovais e bem separados, aparecendo em uma variedade de cores do amarelo ao verde. Esses gatos têm um corpo musculoso e firme e são muito retos ao longo da linha do dorso. Suas pernas são robustas e de comprimento médio terminando em patas ovais. A cauda longa do Tiffanie é elegantemente emplumada.
O pêlo longo prateado estampado da Tiffanie é fino e sedoso, sem subpelo lanoso. Seus fios de cabelo branco ou prateado podem ter pontas pretas, azuis, marrons, chocolate ou lilás, dando uma aparência empoeirada.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
Os pêlos mais longos da Tiffanies passam por duas estações de muda por ano – após o verão e o inverno. É necessário escovar várias vezes por semana.
Com relação a saúde, cimo os Tiffanies australianos são uma raça relativamente nova, é provável que sejam mais saudáveis do que outros gatos de raça pura. A doença renal policística (PKD) é frequentemente vista em chinchilas, mas os padrões de reprodução australianos consideram que os Tiffanies devem testar negativo para isso.
A expectativa de vida é de em torno de 17 anos.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)