Dogo Argentino – Amigáveis e brincalhões

Com uma história corajosa como caçadores, os Dogo Argentino de hoje são animais de estimação amigáveis ​​e brincalhões. 

Os Dogo Argentino são cães leais, independentes e de alta energia que dependem de seus companheiros humanos para apoio e orientação. Aprenda como esses cães esportivos respondem à vida familiar.

Qual é a origem da raça Dogo Argentino?

O Dogo Argentino pode traçar suas raízes até a Argentina em 1928. Um médico chamado Antonio Nores Martinez queria criar um cão que fosse adequado para caça grossa, bem como um bom cão de guarda e companheiro de família.

Para criar o Dogo, Martinez cruzou o extinto cão de luta de Córdoba com mastins, bulldogs, bull terriers e boxers. Outras raças que contribuíram com seus genes foram o Dogue Alemão, o Wolfhound Irlandês e o Pointer Inglês.

A raça chegou aos Estados Unidos na década de 1970 e ainda é relativamente rara. O American Kennel Club o reconheceu pela primeira vez em 2020.

Qual o temperamento da raça Dogo Argentino?

O Dogo Argentino é uma raça leal com tendência a ser altamente territorialista , o que os torna excelentes cães de guarda. Eles são ferozes defensores de suas famílias humanas, até mesmo crianças, embora seu forte instinto de caça os torne maus companheiros para outros animais, como gatos ou cães menores. Essa caçada, no entanto, os torna grandes caçadores, capazes de derrubar javalis com sua ferocidade e força.

São cães independentes que precisam de um dono experiente para lidar com suas necessidades de treinamento, especialmente quando se trata de socialização, já que o Dogo Argentino é conhecido por ser pouco acolhedor com estranhos e outros cães. Eles são obstinados e precisam de muito exercício e estimulação mental, então morar em apartamento não é a situação ideal para eles. É melhor começar seu treinamento cedo como filhotes.

Quais as características da raça Dogo Argentino?

Ele tem uma cabeça enorme com orelhas cortadas ou naturais e uma pelagem branca lisa.

Dogo Argentinos são cães grandes que crescem a uma altura padrão de cerca de 60 cm a 70 cm no ombro. Os machos tendem a ser ligeiramente mais altos que as fêmeas em cerca de 3 cm em média. A raça geralmente pesa entre 36 e 45 quilos. O corpo geralmente é um pouco mais longo do que alto, e os Dogo Argentinos têm cabeças grandes e largas que os fazem lembrar o American Bulldog ou o American Pit Bull Terrier. Embora esses tamanhos sejam considerados “padrão da raça”, alguns Dogo Argentinos podem ser um pouco maiores ou menores.

Quais cuidados precisa ter com a raça?

Cuidar do Dogo é fácil por causa de sua pelagem curta, embora seu tamanho grande signifique que é um grande trabalho. Um banho a cada três meses (ou quando ele estiver sujo) em um xampu suave para cães é uma boa ideia. Escove sua pelagem elegante com uma escova de cerdas naturais ou uma luva uma vez por semana. Use condicionador/polidor de pelagem para iluminar o brilho.

Com relação a saúde, O Dogo Argentino está predisposto a alguns problemas de saúde. Um dos principais problemas é a surdez, com cerca de 10% dos cães da raça surdos em um ou ambos os ouvidos. Isso é chamado de surdez relacionada ao pigmento e é encontrado em outros cães de cor principalmente branca, incluindo dálmatas, boxers brancos e bull terriers brancos.

A raça pode desenvolver outras condições, incluindo hipotireoidismo, glaucoma e paralisia laríngea. Dogo Argentinos também pode sofrer de displasia da anca, que é comum entre raças grandes.

A expectativa de vida deles é de 10 a 12 anos.

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)