O bambino é uma nova e controversa raça de gatos que cruza do Sphynx a com o Munchkin de pernas curtas.
É essencialmente uma mistura perfeita das duas raças, com a aparência geral de um Sphynx e com as suas pernas surpreendentemente curtas.
A controvérsia em torno desta raça decorre da preocupação de que gatos de membros curtos criados deliberadamente são vulneráveis a problemas de saúde e dor devido à sua anormalidade anatômica. Além disso, a raça sphynx carrega seu próprio conjunto de problemas hereditários e é propensa a danos à pele causados pelo sol.
Qual é a origem da raça Bambino?
A raça bambino foi lançada em 2005 por Stephanie e Pat Osborne, proprietários do Gatil Holy Moly no Arkansas, que não está mais em operação. Os Osbornes criaram gatos sphynx, portadores do gene recessivo sem pelos, com gatos munchkin que carregavam o gene dominante de pernas curtas. Eles chamaram a nova raça de bambino (a palavra italiana para “bebê”).
A International Cat Association (TICA) reconheceu o bambino como uma raça “experimental” em 2006. Mas nem a Cat Fanciers’ Association (CFA) nem a American Cat Fanciers’ Association (ACFA) permitirão o registro da raça porque não querem encorajar a propagação de anomalias genéticas por razões estéticas.
A criação intencional de gatos geneticamente desfigurados, como o bambino de pernas curtas e o munchkin, é uma prática controversa e controversa entre profissionais de gatos, veterinários e o público. Mesmo assim, o bambino parece estar ganhando popularidade como uma raça “da moda”.
Qual o temperamento da raça Bambino?
Os gatos da raça Bambino são muito amigáveis, inteligentes e afetuosos. Eles adoram ser acariciados e aconchegados no colo de seus familiares. Eles se dão bem com crianças e outros animais de estimação, desde que as crianças sejam ensinadas a tratar o gato com respeito e as apresentações adequadas com os outros animais de estimação sejam feitas. Viajar não deve ser um problema com esta raça, pois eles são adaptáveis sendo assim, eles se acostumam muito bem a novos ambientes.
Quais as características da raça Bambino?
O Bambino é um gato pequeno. Como é sempre o caso, os padrões de tamanho exatos podem variar.
A maioria dos Bambinos pesam de 3 a 4 quilos e a maioria das fêmeas Bambinos pesam entre 2 a 4 quilos. Dito isto, muitos podem ser menores ou maiores que a média.
O que torna o Bambino tão único é o fato de não ter pêlos, além de ter pernas curtas, e quando esses pequenos gatos andam, eles têm um gingado distinto em seus passos. Mas isso não os impede de se locomover com facilidade e velocidade surpreendente.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
Só porque o Bambino é uma raça sem pêlos não significa que você não precisa se preocupar em cuidar do seu gato.
Como não há pelo para absorver naturalmente os óleos produzidos pela pele do Bambino, você precisará dar banhos suaves em seu gato regularmente. Basta usar água morna e sabão neutro.
Com relação a saúde, como o bambino é uma raça tão nova, a extensão de seus problemas genéticos de saúde ainda não é conhecida. No entanto, é seguro assumir que pode ser propenso a problemas que afetam as raças sphynx e munchkin. Esses incluem:
- Lordose: Esta condição pode ocorrer em qualquer gato, mas é mais prevalente no munchkin. Envolve a coluna curvando-se excessivamente para dentro, pressionando os órgãos vitais. Pode ser fatal em alguns casos.
- Pectus excavatum: Esta é outra condição vista em munchkins. O esterno cede, causando vários problemas, incluindo problemas respiratórios, perda de apetite e perda de peso.
- Miopatia hereditária: Esta condição de fraqueza muscular generalizada afeta os gatos sphynx.
A expectativa de vida da raça é de até 12 anos
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)