O tamanho do Dogue Alemão atrai a atenção e oferece proteção instantânea – ninguém vai adivinhar o quão querido ele é por dentro.
O Dogue Alemão é um verdadeiro companheiro de família. Ele quer dividir o sofá e te ajudar a assistir TV.
Qual é a origem da raça Dogue alemão?
O Dogue Alemão não se originou na Dinamarca, como você pode pensar, mas na Alemanha, onde é conhecido como Deutsche Dogge. Acredita-se que as raças em seu passado incluem o Irish Wolfhound , de quem ele obteve sua altura, o Mastiff , que contribuiu com peso, e o Greyhound, responsável por seu físico elegante.
Ele foi criado para caçar javalis e na época era tão feroz quanto seu adversário com presas. Mais tarde, ele era encontrado como guardião da propriedade. Os criadores alemães pretendiam torná-los muito menos agressivos, o que levou à disposição gentil comum na maioria dos dinamarqueses hoje.
Em 1876, o Dogue Alemão foi nomeado o cão nacional da Alemanha, mas passou a ser apreciado também em outros países, incluindo os Estados Unidos. Com sua natureza gentil e estatura gigante, não é de admirar que muitas pessoas amem esse cão interessante.
Qual o temperamento da raça Dogue alemão?
O temperamento do Dogue Alemão é fiel ao seu apelido de “gigante gentil”. Esses cães são calmos e descontraídos em casa e em público quando bem treinados, e sua natureza amorosa os torna membros afetuosos da família. Eles são pacientes e se dão facilmente com crianças, mas como uma raça tão grande, eles podem derrubar crianças pequenas acidentalmente simplesmente esbarrando nelas. Eles também não são adequados para serem manuseados na coleira por crianças pequenas. Os Dogues Alemães são uma boa escolha para famílias com vários animais de estimação, pois geralmente têm personalidades amigáveis com outros animais (especialmente quando criados juntos).
Quais as características da raça Dogue alemão?
O tamanho extragrande é, sem dúvida, a característica definidora desta raça. A altura dos grandes dinamarqueses mede 71 a 81 centímetros no ombro, e seu peso pode cair entre 50 e 80 quilos.
As cores padrão do dogue alemão incluem preto, preto e branco, azul, tigrado, fulvo e branco.
Dependendo do padrão de pelagem, um Dogue Alemão preto e branco pode ter alguns nomes diferentes. O dinamarquês arlequim é definido por uma pelagem branca com manchas pretas irregulares; o merle Great Dane tem uma pelagem cinza com manchas escuras; e o manto Great Dane tem preto cobrindo seu corpo com áreas brancas intermitentes.
Os dinamarqueses americanos, quando comparados com os dinamarqueses europeus, tendem a ter uma cabeça menor e estatura mais elegante, mas são semelhantes.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
O Dogue Alemão é uma raça de cachorro de grande porte. E por causa de seu tamanho, cuidar deles pode sair caro. Eles comem mais comida do que cães menores e, se estiverem tomando medicamentos, também requerem doses maiores. Se eles precisam de cirurgia, eles também precisam de mais anestesia, o que pode aumentar o custo.
Com relação a saúde do Dogue Alemão?
Os Dogues Alemães são geralmente saudáveis, mas, como todas as raças, são propensos a certas condições de saúde. Nem todos os dinamarqueses terão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça.
Aqui estão algumas condições a serem observadas:
- Problemas de desenvolvimento: Problemas crescentes podem se desenvolver em filhotes e adultos jovens. Estes às vezes estão associados a uma dieta inadequada – muitas vezes uma dieta muito rica em proteínas, cálcio ou suplementos.
- -Displasia do quadril: Esta é uma condição hereditária na qual o fêmur não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. Alguns cães apresentam dor e claudicação em uma ou ambas as patas traseiras, mas outros não apresentam sinais externos de desconforto. A triagem por raios-X é a maneira mais segura de diagnosticar o problema. De qualquer forma, a artrite pode se desenvolver à medida que o cão envelhece. Cães com displasia coxofemoral não devem ser criados.
- –Torção Gástrica: Também chamado de inchaço, esta é uma condição com risco de vida que pode afetar cães grandes e de peito profundo, como os Dogues Alemães. Isso é especialmente verdadeiro se eles são alimentados com uma grande refeição por dia, comem rapidamente, bebem grandes volumes de água depois de comer e se exercitam vigorosamente depois de comer. O inchaço é mais comum entre cães mais velhos. Ocorre quando o estômago é distendido com gás ou ar e depois torce (torção). O cão é incapaz de arrotar ou vomitar para se livrar do excesso de ar no estômago, e o retorno normal do sangue ao coração é impedido. A pressão arterial cai e o cão entra em choque. Sem atenção médica imediata, o cão pode morrer. Suspeite de inchaço se o seu cão tiver um abdômen distendido e estiver salivando excessivamente e vomitando sem vomitar. Eles também podem estar inquietos, deprimidos, letárgicos e fracos, com um ritmo cardíaco acelerado. Isto’
- -Câncer Ósseo: Às vezes conhecido como osteossarcoma, este é o tumor ósseo mais comum encontrado em cães. Geralmente é visto em cães de meia-idade ou idosos, mas raças maiores, como o Dogue Alemão, tendem a desenvolver tumores em idades mais jovens. Geralmente afetando raças grandes e gigantes, o osteossarcoma é um câncer ósseo agressivo. O primeiro sinal é claudicação, mas o cão precisará de raios-X para determinar se a causa é câncer. O osteossarcoma é tratado de forma agressiva, geralmente com amputação do membro e quimioterapia. Com o tratamento, os cães podem viver de nove meses a dois anos ou mais. Felizmente, os cães se adaptam bem à vida com três patas.
- -Doença cardíaca: As doenças cardíacas afetam os grandes dinamarqueses; as variedades incluem cardiomiopatia dilatada, defeitos da válvula mitral, displasia da válvula tricúspide, estenose subaórtica, persistência do canal arterial e arco aórtico direito persistente. O prognóstico e o tratamento variam dependendo do distúrbio específico e da idade e saúde geral do cão.
As questões cirúrgicas são um pouco diferentes para os Dogues Alemães do que para cães menores. Para qualquer cirurgia necessária, encontre um cirurgião experiente com cães de raças gigantes. Peça um exame de sangue pré-cirúrgico e peça que incluam um perfil de coagulação (isso não faz parte do exame de sangue pré-cirúrgico típico).
A expectativa de vida da raça é de 6 a 8 anos
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)