Sempre alerta e ansioso para ir, o Husky Siberiano é enérgico, divertido e amigável.
Saiba por que eles estão ansiosos para enfrentar todas as suas aventuras como acréscimos bem-vindos a um estilo de vida familiar ativo.
O Husky Siberiano são cães de trenó fortes, compactos e de trabalho. A cabeça de tamanho médio é proporcional ao corpo, com um focinho igual ao comprimento do crânio, com um stop bem definido.
Qual é a origem da raça Husky Siberiano?
Os huskies siberianos foram usados durante séculos pela tribo Chukchi, ao largo da península siberiana oriental, para puxar trenós, pastorear renas e como cão de guarda. Eles eram cães de trabalho perfeitos para as duras condições siberianas: resistentes, capazes de se integrar em pequenas matilhas e muito felizes em trabalhar por horas a fio. Os cães têm grande resistência e são leves. Nativo da Sibéria, o Husky foi trazido para o Alasca por comerciantes de peles em Malamute para as raças do Ártico por causa de sua grande velocidade.
Em 1908, os Huskies Siberianos foram usados para o primeiro All-Alaskan Sweepstakes, um evento em que os condutores levam seus cães em uma corrida de trenós puxados por cães de 408 milhas. Os cães ganharam popularidade em 1925, quando houve uma epidemia de difteria em Nome, no Alasca. Huskies siberianos foram usados para trazer a medicina muito necessária para as pessoas. No início e meados de 1900, o Almirante Byrd usou os cães em suas Expedições Antárticas. Durante a Segunda Guerra Mundial, os cães serviram na Unidade de Busca e Resgate do Exército no Ártico. Os talentos do Husky Siberiano são trenós puxados, carrinhos e corridas. O Husky Siberiano foi reconhecido pelo AKC em 1930.
Qual o temperamento da raça Husky Siberiano?
Divertido, aventureiro, alerta, independente, inteligente, teimoso, travesso e obstinado, todos descrevem o Husky Siberiano. Esta raça adora correr e vagará se for dada a chance. Eles podem ser muito assertivos com cães estranhos, mas geralmente são bons com outros cães em casa. Na verdade, eles são muito sociais e devem ter muita companhia humana ou canina. Eles podem perseguir gatos estranhos ou pequenos animais de estimação. Alguns são propensos a uivar, cavar e mastigar.
Quais as características da raça Husky Siberiano?
O Husky Siberiano é lindo, a seguir vamos citar algumas características da raça. A cor do nariz depende da cor da pelagem do cão. Os olhos ovais de tamanho médio são moderadamente espaçados e vêm em azul, marrom, âmbar ou qualquer combinação deles. Os olhos podem ser metade azuis e metade castanhos (olhos parciais), ou os cães podem ter um olho azul e um olho castanho (bi-olhos). As orelhas eretas são triangulares e colocadas no alto da cabeça. Os dentes se encontram em uma mordida de tesoura.
A cauda é portada sobre as costas em uma curva de foice, não curvada para os lados quando o cão está excitado. Os grandes pés “sapatos de neve” têm pêlos entre os dedos para ajudar a mantê-los aquecidos e para agarrar o gelo. Os ergôs às vezes são removidos. A pelagem dupla de comprimento médio é espessa e pode suportar temperaturas tão baixas quanto -58° a -76° F (-50° a -60° C).
A pelagem também vem em uma variedade de pêlo comprido chamada pelagem lanosa. O comprimento do pêlo lanoso (às vezes escrito lanoso ou wooley) vem de um gene recessivo e não está na maioria dos padrões escritos do kennel club. As cores da pelagem incluem todas, do preto ao branco puro, com ou sem marcas na cabeça. A máscara facial e a parte inferior do corpo são geralmente brancas, e o restante de qualquer cor. Exemplos de cores comuns são preto e branco, vermelho e branco, marrom, cinza e branco, prata, cinza-lobo, zibelina e branco, vermelho-laranja com pontas pretas, cinza escuro e branco. Malhado é um padrão de pelagem muito comum.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
Este é um cão muito ativo. Eles precisam de amplo exercício diário, seja na forma de uma longa corrida, caminhada ou uma longa corrida sem coleira em uma área segura e fechada. Eles também gostam de puxar e tendem a gostar do clima frio. Sua pelagem precisa ser escovada uma ou duas vezes por semana, diariamente durante os períodos de queda mais intensa.
Com relação a saúde, os Huskies são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, eles são propensos a certas condições de saúde. Nem todos os Huskies terão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça.
Propenso a displasia da anca, ectopia (deslocamento da uretra), problemas oculares como catarata juvenil, PRA (principalmente em cães machos), distrofia da córnea e opacidades cristalinas da córnea. Também propenso a um problema de pele conhecido como dermatite responsiva ao zinco, que melhora com a administração de suplementos de zinco.
A expectativa de vida da raça é de 12 a 15 anos
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)