Saiba por que o seu cão balança a cabeça

Cão sacudindo sua cabeça é mais do que um balanço fofo. Normalmente, serve a um propósito – e se acontecer muito, algo pode estar errado.

É muito importante entender que balançar a cabeça é uma maneira de o cão tentar tirar algo de seu ouvido que entrou sem motivo. Quando os cães sentem coceira ou irritação nos ouvidos, eles instintivamente balançam a cabeça. Embora isso possa resolver o problema se o cão tiver um pouco de água, um pedaço de grama ou um inseto no ouvido, a agitação contínua da cabeça indica que a irritação está em andamento e precisa ser tratada.

Mas quando se preocupar com o cão balançando a cabeça do animal?

Se o seu cão está balançando a cabeça repetidamente e o comportamento não para ao longo de um dia ou mais, é hora de marcar uma consulta com seu veterinário.

Seu cão pode ter infecção bacteriana ou fúngica no ouvido

Um dos problemas de saúde diagnosticados com mais frequência que causa essa agitação excessiva da cabeça dos cães é uma infecção no ouvido. As infecções de ouvido tendem a coçar e produzem muita secreção e inflamação, o que faz os cães quererem balançar a cabeça. Se você levantar a orelha do seu cão e ver vermelhidão, inchaço ou secreção, é provável que haja uma infecção. As infestações de ácaros da orelha podem causar sintomas semelhantes, mas não são tão comuns quanto infecções fúngicas ou bacterianas em cães (principalmente cães adultos).

Lembre-se de que infecções podem ocorrer no fundo da orelha de um cão, portanto, uma infecção pode estar presente mesmo que você não veja sinais óbvios de uma.

Coceira no ouvido devido a alergias

As alergias são outro problema comum que leva o cão a balançar a cabeça. Os indivíduos podem ser alérgicos a ingredientes em seus alimentos ou gatilhos em seu ambiente (pólen, esporos de mofo, poeira ou ácaros de armazenamento, etc.). Os sintomas de alergias em cães geralmente incluem uma combinação de coceira na pele, perda de pêlo, infecções recorrentes da pele e do ouvido, coçar as orelhas, balançar a cabeça, mastigar os pés e esfregar o rosto.

O diagnóstico de uma alergia alimentar envolve colocar um cão em uma dieta que contenha um único carboidrato (por exemplo, arroz ou batata) e uma única fonte de proteína que nunca tenha sido fornecida ao cão antes (por exemplo, pato ou cordeiro) ou que tenha sido hidrolisada dividido em pedaços minúsculos e não alergênicos. O cão deve comer apenas este alimento por um mês ou dois. Se os sintomas desaparecerem ou pelo menos melhorarem significativamente, é provável que haja uma alergia alimentar.

As alergias ambientais são melhor diagnosticadas através de testes cutâneos intradérmicos, mas fazer exame de sangue é uma boa opção para alguns cães.

Água nos ouvidos do seu cão?

A agitação da cabeça que ocorre devido à entrada de água nos ouvidos é facilmente evitada colocando algodão (ou meia bola de algodão para raças pequenas) nas orelhas do cão antes de tomar banho ou nadar. Evite borrifar ou despejar água diretamente na cabeça do seu cão durante o banho. Em vez disso, banhe o corpo do pescoço para baixo e limpe o rosto e as orelhas com um pano úmido. Se o seu cão não suportar o uso de algodão nos ouvidos enquanto nada, considere usar uma faixa de ouvido ou limpar as orelhas com uma solução de secagem após a natação. Seu veterinário pode recomendar um produto seguro e eficaz com base nas necessidades específicas do seu cão.

Outras condições graves que podem estar relacionadas a balançar a cabeça

Outras condições de saúde que podem fazer os cães balançarem excessivamente a cabeça incluem objetos estranhos que se alojam no canal auditivo, doenças inflamatórias ou até distúrbios neurológicos que causam tremores na cabeça que são facilmente confundidos com sacudir a cabeça.

Se o seu cão tiver infecções de ouvido recorrentes, você e seu veterinário precisam procurar uma causa subjacente, como alergias, anormalidades anatômicas ou hipotireoidismo.

Diagnosticar e tratar a razão por trás o chacoalhar de cabeça de um cão é importante não apenas porque é um sintoma de um problema potencialmente sério, mas também porque balançar a cabeça continuamente ou especialmente vigorosa pode levar à ruptura dos vasos sanguíneos dentro da orelha de um cão. Os hematomas auditivos resultantes geralmente requerem cirurgia para correção, e é por isso que, sempre que possível, devemos evitar balançar excessivamente a cabeça e não apenas tratá-lo quando ele se desenvolver.