Semana passada falamos sobre os prós de se ter um coelho em casa, hoje vamos falar sobre os contras de ter um coelho de estimação
Às vezes, coelhos de estimação são um pouco mais problemáticos do que você esperava. Eles podem ser adoráveis, pacotes sociais de alegria, mas esses coelhinhos têm um talento especial para se meter em encrencas. Muitas pessoas pegam um coelho esperando que eles exijam a quantidade de cuidados como um hamster ou gérbil, e ficam rapidamente chocadas com a responsabilidade dos coelhos.
Coelhos não são o animal de estimação mais difícil de cuidar, mas eles têm várias desvantagens para as quais você precisa estar preparado. Ao ler esta lista, considere realmente se você está à altura do compromisso de ter um coelho de estimação, mesmo quando eles estão sendo arteiros.
1. Coelhos gostam de mastigar tudo
Coelhos têm dentes que estão sempre em crescimento (como unhas), então eles precisam roer coisas para evitar que cresçam demais. Isso significa que os coelhos têm o instinto de roer objetos de madeira, como móveis e rodapés. Você precisará deixar sua casa à prova de coelhos de uma maneira que mantenha seus coelhos longe de qualquer coisa que você não queira que eles roam.
Coelhos também são conhecidos por serem uma ameaça para os fios domésticos. Isso também é perigoso para nossos coelhos de estimação. Quando mastigam um fio, correm o risco de serem eletrocutados. Para manter seu coelho seguro, você precisará remover todos os fios do alcance de seus coelhos ou cobri-los como protetores de fios.
Esses pequenos encrenqueiros também podem tentar cavar os cantos dos quartos e destruir completamente o carpete. Como os coelhos são escavadores na natureza, eles têm o instinto de tentar cavar túneis. Para impedir que eles destruam seu piso, você deve colocar um tapete de plástico nos cantos dos quartos.
2. Coelhos não gostam de ser abraçados
Algumas pessoas pegam coelhos esperando que eles sejam um animal de estimação super fofinho. Então eles ficam chateados ao descobrir que seu coelho luta para escapar toda vez que são pegos. Os coelhos são presas cujos ancestrais dependiam da capacidade de fugir de predadores. Então, quando os coelhos ficam presos nos braços de alguém, sem ter como fugir, eles ficam muito assustados.
Embora existam raras exceções, a maioria dos coelhos odeiam serem segurados. Se você pegar seu coelho toda vez que interagir com eles, eles começarão a ficar com medo de você e fugirão sempre que você se aproximar. Eles nem vão mais até você para serem animais de estimação porque querem evitar ser pegos.
Se você quer um coelho porque acha que será fácil de manusear e abraçar, então esse pode não ser o animal de estimação para você. Mas se você estiver aberto a interagir com seu coelho no nível dele, acariciando-o no chão, então você e seu coelho terão uma chance muito maior de se dar bem.
3. Coelhos precisam de muito espaço
A maioria das gaiolas de coelho que são vendidas em lojas de animais e online são realmente muito pequenas para coelhos. O comprimento de um cercado de coelho deve ser pelo menos 3 a 4 vezes o comprimento total (medido do nariz aos pés quando estão esparramados) do seu coelho.
Isso significa que mesmo um coelho pequeno com cerca de 30 cm de comprimento deve ter um recinto de 3 a 4 pés de comprimento. A maioria das gaiolas vendidas para coelhos não tem nem 60 cm de comprimento! Portanto, não se deixe enganar pelo marketing. Coelhos precisam de muito mais espaço do que você espera.
E os coelhos também precisam de espaço para se exercitar. Por pelo menos 1 a 2 horas por dia, seu coelho precisará ter acesso a um espaço para exercícios.É recomendado que o espaço seja de pelo menos 24 pés quadrados, mas realmente qualquer cômodo de tamanho normal em sua casa será bom o suficiente. Deixe o coelho sair para se exercitar e fique por perto para supervisioná-lo para que ele não tenha problemas.
Claro, em comparação com a quantidade de espaço que um cão precisa, os coelhos não precisam de muito. Mesmo um apartamento pequeno dará a um coelho espaço suficiente para se exercitar, e existem maneiras de organizar o espaço para garantir que eles possam ter um recinto grande o suficiente. Mas os coelhos precisam de muito mais espaço do que os novos cuidadores de coelhos são levados a acreditar.
4. Coelhos precisam de muita atenção
Coelhos são criaturas muito sociais, e você não pode simplesmente alimentá-los e deixá-los sozinhos. Você precisa interagir com o seu coelho. Coelhos que são deixados sozinhos o dia todo tendem a ficar entediados. Eles estarão mais propensos a agir para tentar chamar sua atenção ou ficarão deprimidos e perderão o interesse em tudo.
Você vai querer dar ao seu coelho o máximo de tempo que puder com você e outras pessoas. Saia com seu coelho sentando-se no chão com ele. Acaricie-os e dê-lhes o amor que eles precisam. É especialmente bom se você puder passar um tempo com eles de manhã e à noite. Coelhos são animais crepusculares, o que significa que eles são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, então esses são os momentos ideais para interagir com um coelho de estimação.
Se você não tiver tempo para dar ao seu coelho a atenção que ele precisa, considere comprar um segundo coelho para ter um casal unido. Dessa forma, os coelhos poderão passar mais tempo uns com os outros e não exigirão tanta atenção de seu cuidador.
5. Os coelhos têm uma dieta complicada
Você não pode simplesmente dar aos coelhos uma tigela cheia de ração, como dá para um gato ou um cachorro. Os coelhos têm um sistema digestivo muito sensível que requer uma dieta muito específica. Se eles têm uma dieta pouco saudável, os coelhos correm um sério risco de desenvolver complicações gastrointestinais. Seu intestino pode desacelerar ou até parar, causando muito sofrimento ao coelho. Na pior das hipóteses, isso pode ser fatal para os coelhos.
- A primeira coisa que você quer considerar é o feno. Os coelhos devem sempre ter um suprimento ilimitado de feno à base de capim (timóteo, aveia, feno de pomar). Você nunca quer que eles fiquem sem feno porque é essencial para a maneira como a digestão funciona.
- Em seguida, você deve dar a eles 1 a 2 xícaras de folhas verdes frescas diariamente. Estes fornecerão muitos nutrientes e vitaminas que os coelhos não obtêm apenas do feno.
- Por último e menos importante são os pellets. Coelhos só devem receber cerca de ¼ a ½ xícara de pellets por dia. Resista ao desejo de encher completamente a tigela de um coelho com pellets. Eles vão acabar antes do final do dia, mas ainda terão todo o feno disponível para comer.
6. Cuidados veterinários para coelhos podem ser caros
A anatomia do coelho não é como a de gatos e cachorros, então eles precisam ser levados a um veterinário especializado em pequenos animais. Isso é de vital importância porque muitos dos tratamentos e medicamentos que funcionam para cães e gatos são realmente venenosos para coelhos
7. Coelhos são frágeis
Coelhos são muito mais facilmente feridos do que gatos ou cães. Nossos coelhinhos têm uma estrutura óssea delicada. Eles podem se machucar se forem apertados com muita força ou segurados de maneira errada. Você sempre tem que ter muito cuidado ao manusear um coelho para se certificar de que não o machucará.
É por isso que os coelhos também não são o melhor animal de estimação para as crianças. Algumas crianças são calmas e capazes de serem gentis com coelhos, mas muitas outras têm tendência a puxar e cutucar. Se o seu filho gosta de tirar a vida de seus bichos de pelúcia, eles podem acabar ferindo acidentalmente um coelho de verdade. Você precisará supervisionar todas as interações com muito cuidado e realmente considerar se um coelho é o melhor animal de estimação para sua família.
8. Coelhos perdem muito pelo
Se você pegar um coelho, terá nuvens de pelo para limpar. Os coelhos perdem muito pêlo, e sua pele vai cobrir tudo. Ele vai ficar em todas as suas roupas e em sua caneca de café. Mesmo coelhos de pêlo curto, como coelhos rex, terão muito pelo para limpar. E se você quiser um coelho de pelo comprido, como um angorá, precisará estar preparado para muito pelo.
Além disso, muitos coelhos não gostam de ser escovados. É difícil escová-los e ajudá-los a tirar todo o pelo de uma só vez. Então, se você quer uma casa sem pêlos, você terá que fazer um monte de aspirar e tirar o pó diariamente.
Fonte: Amy Pratt em Care, Facts
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)