Welsh Corgi Pembroke, você conhece essa raça de cachorro?

O Welsh Corgi Pembroke é uma raça ativa, inteligente e amada que se tornou extremamente popular nos últimos anos. Descubra por que as pessoas amam corgis (e suas perninhas).

O Welsh Corgi Pembroke é um cão pastor de pequeno a médio porte, de baixa estatura e constituição robusta. Conhecido por seu corpo baixo, orelhas grandes e eretas e cauda atarracada, o Pembroke também tem a reputação de ser um companheiro maravilhoso. Pembroke Welsh corgis são acondroplásicos, uma raça anã com pernas encurtadas. Eles são a raça mais curta do grupo de cães de pastoreio.

Qual é a origem da raça Welsh Corgi Pembroke?

As teorias sobre a origem do  Welsh Corgi Pembroke variam entre os especialistas, mas geralmente acredita-se que a raça remonta ao século X. Uma teoria é que os ancestrais da raça foram trazidos para o País de Gales por tecelões flamengos. Outra teoria sugere que eles podem ter descendido do sueco Vallhund. De qualquer forma, eles fazem parte da vida no País de Gales há mais de 1.000 anos.

Os Pembrokes foram desenvolvidos no País de Gales, onde eram usados ​​como cães de pastoreio, companheiros e/ou de guarda. Existem semelhanças óbvias entre os corgis Welsh Pembroke e Cardigan, e essas raças foram cruzadas no passado. Em 1934, os dois foram oficialmente reconhecidos pelo English Kennel Club e pelo American Kennel Club (AKC) como raças separadas.

Você pode estar familiarizado com os corgis de estimação mantidos pela rainha Elizabeth II. Ela é dona de um Welsh Corgi Pembroke desde que seu pai lhe deu um em 1933. Eles ocupam um lugar especial no Palácio de Buckingham.

Alguns Pembrokes nascem com apenas um toco de cauda. Tradicionalmente, os Welsh corgis Pembroke tinham suas caudas cortadas, pois isso mostraria que o cão era um cão de trabalho e isento de tributação como cão de estimação. O encaixe não é necessário para cães de exposição no Reino Unido, mas o padrão do AKC diz que as caudas devem ser encaixadas não mais do que 5 centímetro. O encaixe é ilegal em muitos países.

Qual o temperamento da raça Welsh Corgi Pembroke?

Embora os Welsh Corgi Pembroke ainda sejam usados ​​como cães de trabalho, eles são mais frequentemente vistos como animais de estimação da família nos dias de hoje. A raça é conhecida por serem felizes, amorosos e inteligentes, mas às vezes com uma veia teimosa ou independente. São fáceis de treinar, mas não espere que seu Pembroke seja subserviente. Gostam de pensar por si mesmos.

Apesar de quererem agradar seus donos, a comida é um grande motivador para eles na hora do treino. Proceda com cautela: os pembrokes adoram comer e podem se tornar obesos se a ingestão de alimentos não for moderada.

Pembrokes também são bons cães de guarda. Eles podem suspeitar de estranhos e latir rapidamente se sentirem que algo ou alguém está ameaçando sua casa e família.

Como todo cão, o Welsh Corgi Pembroke precisa de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes – quando são jovens. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de Pembroke cresça e se torne um cão completo.

Quais as características da raça Welsh Corgi Pembroke?

O Welsh Corgi Pembroke é facilmente reconhecível: combine aquele rosto de raposa com suas orelhas empinadas; adicione um corpo robusto e longo e pernas curtas; e termine tudo com um casaco completo ao redor dos ombros e ancas. E não se esqueça de seu espólio adorável!

Estes são cães curtos e resistentes: com apenas 25 a 30 centimetro de altura, eles pesam até 13 kg para machos e 12 kg para fêmeas. Sua pelagem dupla de espessura média vem em quatro cores padrão: preto e castanho, fulvo, vermelho ou sable. Você precisará certificar-se de que seu corgi seja escovado regularmente, mas ainda espere muita queda de cabelo – especialmente durante a queda sazonal na primavera e no outono.

Quais cuidados precisa ter com a raça?

Ajude a proteger a saúde da coluna do seu corgi, pois ele não será capaz de escalar e pular em móveis tão facilmente quanto cães com pernas mais longas. Isso pode resultar em tensão nas costas ou fraturas. Você pode fornecer degraus e rampas se o seu cão quiser subir e descer de qualquer altura.

Criadores responsáveis ​​se esforçam para manter os mais altos padrões de raça estabelecidos por clubes de canil como o AKC. Cães criados por esses padrões são menos propensos a herdar problemas de saúde. Alguns problemas de saúde hereditários podem ocorrer na raça corgi. A seguir estão algumas condições a serem observadas:

  • Displasia do quadril
  • Atrofia progressiva da retina (PRA)
  • Mielopatia Degenerativa

A expectativa de vida é de 12 a 13 anos

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)