O Gato Sagrado da Birmânia são amigáveis e leais de alta inteligência que realmente gostam de passar tempo com as pessoas.
Originalmente chamado de Gato Sagrado da Birmânia, o Birmanês é uma raça antiga que tem sido valorizada por gerações por suas belas marcas e temperamento amável e suave. Esses gatos de tamanho médio são felinos sociáveis e descontraídos que são animais de estimação maravilhosos para pessoas de todas as idades.
Qual é a origem da raça Sagrado da Birmânia?
A história exata desta raça é desconhecida, embora possa ter se originado no país anteriormente conhecido como Birmânia, agora chamado de Mianmar, cerca de 100 ou mais anos atrás. De acordo com o folclore, a notável beleza da raça foi considerada obra da intervenção divina de uma “deusa de olhos azuis”. A raça quase foi perdida após a Segunda Guerra Mundial, com apenas dois gatos sobreviventes. Para restaurar a raça, esses gatos foram cruzados com persas e siameses de pêlo comprido. Trazidos pela primeira vez para os Estados Unidos em 1959, os Sagrados da Birmânia foram reconhecidos pela Cat Fanciers’ Association (CFA) em 1967. A CFA afirma que a maioria dos birmaneses modernos nos EUA pode ser rastreada até a Inglaterra, França, Austrália e Alemanha.
Qual o temperamento da raça Sagrado da Birmânia?
Doce e carinhoso! Essa é a melhor maneira de descrever a personalidade de um gato Sagrado da Birmânia. Esses belos animais são criados para serem sociais com todos da família (incluindo outros gatos ou cães, se introduzidos adequadamente).
Amigável e social, o Sagrado da Birmânia é um gato doce e gentil que se dá bem com quase todos, incluindo outros gatos e cães também. Na verdade, os birmaneses são tão sociais que odeiam ficar sozinhos. Recomenda-se levar para casa dois gatinhos, especialmente se você trabalha fora de casa, para que eles sempre tenham um amigo para abraçar e conviver. Os Sagrados da Birmânia são gatos pacientes e tolerantes, tornando-os companheiros maravilhosos para crianças que os tratam com carinho e respeito. Eles são brincalhões e curiosos, e tendem a segui-lo de sala em sala para que possam “ajudar” com o que você estiver fazendo.
Quais as características da raça Sagrado da Birmânia?
O Sagrado da Birmânia é uma raça de tamanho médio com pelos longos e sedosos. O birmanês é pontiagudo, o que significa que tem um corpo de cor clara com “pontos” de cor mais escuros no rosto, orelhas, pernas e cauda. Os pontos vêm em um arco-íris de tons, incluindo azul, lilás, chocolate e vermelho, e podem ser sólidos ou incluir padrões sutis de malhado ou degradê. Independentemente da cor, todos os gatos Sagrados da Birmânia devem ter quatro patas brancas e olhos azuis. A história dos birmaneses é obscura, mas é possível que a raça tenha se originado na Birmânia, onde podem ter sido considerados sagrados. O Sagrado da Birmânia de hoje é estimado como um companheiro doce e afetuoso.
Quais cuidados precisa ter com a raça?
Olhando para a pelagem longa do Birmanês, você pode pensar que a raça requer muito cuidado. Na realidade, a pelagem é bastante fácil de cuidar. É uma camada única, portanto, não há subpelo para escovar e a textura da pelagem sedosa ajuda a resistir ao emaranhado e requer apenas escovação semanal com uma escova macia e lisa. Mantenha as unhas do seu birmanês aparadas e olhe dentro das orelhas semanalmente. Se você vir uma pequena quantidade de sujeira ou cera nos ouvidos, use um limpador de ouvido de animais de estimação e bolas de algodão para limpar os ouvidos (nunca use um cotonete). Se as orelhas do seu birmanês estiverem vermelhas ou muito sujas, agende uma consulta com seu veterinário.
O Sagrado da Birmânia está em maior risco de insuficiência renal precoce, catarata congênita, peritonite infecciosa felina e hemofilia B. Esta raça também está em maior risco de cardiomiopatia hipertrófica (CMH), a doença cardíaca felina mais comum.
A expectativa de vida da raça é de 12 a 16 anos.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)