Raça de cães: Bulldog Inglês

Gentil, mas corajoso, amigável, mas digno, o Bulldog é um brutamontes atarracado, baixo e musculoso, cujo rosto ‘azedo’ é o símbolo universal de coragem e tenacidade. 

O Bulldog inglês são corajosos, mas também incrivelmente gentis, e têm um carinho especial pelas crianças.

Qual é a origem da raça Bulldog inglês?

O Bulldog Inglês originou-se nas Ilhas Britânicas, descendente do antigo mastim asiático. O cão recebeu o nome de “touro” por causa de seu uso em bull baiting e por sua aparência robusta de um pequeno touro. Eles eram agressivos, ferozes e corajosos com o poder de atacar touros adultos, o que eles faziam em combate de arena antes que a prática fosse proibida por lei no século 19. Os buldogues atacavam de baixo para cima, passando por baixo do touro e mirando no pescoço, dificultando a luta do touro. O Bulldog de hoje tem um temperamento muito diferente dos de seus ancestrais, mas ainda mantém uma forte determinação.

O cão que se originou na Inglaterra passou a simbolizar seu povo. O cão foi personificado no primeiro-ministro da guerra, Winston Churchill , que é creditado com a liderança firme da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. E, bem, ele parecia um buldogue também. Hoje, o buldogue é conhecido como um dos cães mais gentis e amigáveis ​​para crianças do mundo.

Qual o temperamento da raça Bulldog inglês?

Sociável e doce, mas com uma reputação de coragem que o torna um excelente cão de guarda, Bulldog é um amante, não um lutador. Ele é digno em vez de animado e tem uma natureza gentil, embora ocasionalmente teimosa. O Bulldog é amigável e descontraído; ele se dá bem com todo mundo. Ele pode ser um aprendiz lento, mas uma vez que ele sabe alguma coisa, ele entende para sempre. Os buldogues não costumam latir. Normalmente, sua aparência por si só é suficiente para assustar os intrusos.

O temperamento é afetado por uma série de fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização. Filhotes com bom temperamento são curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar das pessoas e ser abraçados por elas.

Como todos os cães, os Bulldogs precisam de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes – quando são jovens. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de Bulldog cresça para ser um cão completo.

O Bulldog Inglês é bom para a vida em apartamento. Eles são muito inativos em ambientes fechados e ficarão bem sem um quintal. Esta raça é um cão de interior. Os buldogues se dão melhor em climas temperados, pois a raça pode esfriar facilmente em climas frios e ter problemas para se refrescar em climas muito quentes.

Quais as características da raça  Bulldog inglês?

Você não pode confundir um Bulldog com qualquer outra raça. A pele solta da cabeça, testa franzida, nariz empinado, orelhas pequenas, mandíbula protuberante e o distinto andar rolando praticamente gritam ‘Eu sou um Bulldog!’ A pelagem, vista em uma variedade de cores e padrões, é curta, lisa e brilhante.

A altura da raça pode variar entre 31 a 40 cm. Não há altura prescrita, mas Bulldogs mais curtos são mais valorizados quando exibidos. Seu peso pode variar para machos de 24 a 25 kg e as fêmeas de 22 a 23 kg.

Quais cuidados precisa ter com a raça?
A pelagem de um buldogue é muito fina e curta, então eles só precisam ser escovados uma vez por semana. Quanto mais você escovar, menos cabelo você encontrará em seus móveis e roupas.
Mais importante do que escovar é manter o rosto limpo e seco – com tantas rugas, elas podem ficar irritadas ou infectadas se não forem cuidadas adequadamente.

Embora o buldogue não se importe muito com o exercício, ele ainda precisa manter um peso saudável, pois ele é propenso ao ganho de peso. Uma caminhada diária pelo bairro (durante as horas mais frias) o esgotará, assim como uma sessão de jogo rápido. 

Com relação a saúde da raça?
No geral, os Bulldogs podem ter muitos problemas de saúde. Eles são cães maravilhosos, mas certifique-se de que você está disposto a monitorar sua saúde de perto e pode pagar qualquer tratamento médico que eles possam precisar. As seguintes condições podem afetar Bulldogs:
-Olho de cereja: Esta é uma condição na qual a glândula sob a terceira pálpebra se projeta e se parece com uma cereja no canto do olho. Seu veterinário pode precisar remover a glândula.
-Olho Seco: Esta condição é causada quando a produção natural de lágrimas é inadequada. Os sinais incluem uma aparência seca ou uma névoa azulada nos olhos. Seu veterinário pode realizar um teste para determinar se o seu Bulldog tem olho seco e prescrever medicamentos que você pode administrar para aliviar a dor dessa condição.
-Entrópio: Esta é uma condição na qual os cílios se voltam para dentro e esfregam contra o olho, causando irritação. Pode exigir cirurgia para corrigir.
-Espirros invertidos ou reversos: Este não é realmente um problema de saúde, mas geralmente ocorre quando os fluidos nasais escorrem no palato mole do Bulldog, fazendo com que ele se feche. Também pode ocorrer quando o seu Bulldog coloca algo no nariz. Parece muito pior do que é. Tente acalmar seu Bulldog acariciando sua garganta e isso deve passar rapidamente.
Síndrome braquicefálica: Este distúrbio é encontrado em cães com cabeça curta, narinas estreitas ou palatos moles alongados. Suas vias aéreas estão obstruídas em graus variados e podem causar desde respiração ruidosa ou difícil até colapso total das vias aéreas. Cães com síndrome braquicefálica geralmente fungam e bufam. O tratamento varia dependendo da gravidade da condição, mas inclui oxigenoterapia, bem como cirurgia para alargar as narinas ou encurtar os palatos.
-A cabeça balança: Isso se assemelha a um ataque, mas afeta apenas a cabeça. É visto como um balançar involuntário da cabeça de um lado para o outro ou para cima e para baixo. Às vezes, isso é violento. Este cão parece estar consciente e ciente do que está acontecendo. Pode estar ligado ao estresse e baixo nível de açúcar no sangue. Os criadores geralmente sugerem dar ao seu cão um pouco de mel para aumentar o nível de açúcar no sangue ou distraí-lo para parar o tremor. Se o tremor não parece estar relacionado ao estresse ou excitação excessiva, você deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível para ter certeza de que ele não está com dor.
-Sarna Demodécica: Também chamado de Demodicose.Todos os cães carregam um pequeno passageiro chamado ácaro demodex. A mãe passa esse ácaro para seus filhotes nos primeiros dias de vida. O ácaro não pode ser passado para humanos ou mesmo para outros cães – somente a mãe pode “dar” esses ácaros para seus filhotes. Os ácaros Demodex vivem nos folículos capilares e geralmente não causam problemas. Se o seu Bulldog tem um sistema imunológico enfraquecido ou comprometido, no entanto, ele pode desenvolver sarna demodécica. A sarna demodécica pode ser localizada ou generalizada. Na forma localizada, manchas de pele vermelha e escamosa com perda de cabelo aparecem na cabeça, pescoço e pernas dianteiras. É considerada uma doença de cachorro e muitas vezes desaparece sozinha. Você deve levar seu cão ao veterinário de qualquer maneira, porque isso pode se transformar em uma forma generalizada de sarna demodécica. (Os gânglios linfáticos aumentados geralmente são um sinal de que isso ocorrerá.)
A sarna demodécica generalizada cobre todo o corpo e afeta filhotes mais velhos e cães adultos jovens. O cão desenvolve pele irregular, carecas e infecções de pele em todo o corpo. Cães que desenvolvem demodicose localizada ou generalizada não devem ser criados porque a condição é considerada como tendo um componente genético.
-Displasia da anca: Esta é uma condição hereditária na qual o fêmur não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. A maioria dos Bulldogs parece ter displasia do quadril com base em seus raios-x do quadril, apenas porque eles tendem a ter naturalmente articulações do quadril rasas, mas é incomum que eles tenham os problemas associados com claudicação, a menos que possam ficar acima do peso ou se exercitar também. muito durante seu período de rápido crescimento. Se o seu Bulldog for diagnosticado com displasia da anca, procure uma segunda opinião e analise outras opções de tratamento, como suplementos, antes de concordar com a cirurgia.
-Problemas de cauda: Alguns Bulldogs têm caudas de parafuso, caudas invertidas ou outros tipos de caudas “apertadas” que podem causar alguns problemas de pele. Você deve manter a cauda do seu Bulldog limpa e seca para evitar infecções.
-Luxação patelar: Também conhecido como “joelhos escorregadios”, este é um problema comum em cães pequenos. É causada quando a patela, que tem três partes – o fêmur (osso da coxa), a patela (rótula) e a tíbia (panturrilha) – não está devidamente alinhada. Isso causa claudicação na perna ou uma marcha anormal, como um salto ou um salto. É uma condição que está presente no nascimento, embora o desalinhamento ou luxação real nem sempre ocorra até muito mais tarde. O atrito causado pela luxação patelar pode levar à artrite, uma doença articular degenerativa. Existem quatro graus de luxação patelar, variando do grau I, uma luxação ocasional causando claudicação temporária na articulação, até o grau IV, no qual o giro da tíbia é grave e a patela não pode ser realinhada manualmente. Isso dá ao cão uma aparência de pernas arqueadas.

A expectativa de vida da raça é de uma média de 8 anos. Alguns vivem mais, enquanto outros vivem vidas mais curtas.

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)