Leishmaniose canina, você sabe o que é e como tratar?
A Leishmaniose canina é uma infecção parasitária causada por protozoários que atacam o sistema imunológico do animal. É uma doença (zoonose) que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa, sendo o mosquito o vetor.
A Leishmaniose visceral é uma doença infecciosa (zoonose), porém não contagiosa, onde a transmissão ocorre somente pela picada do mosquito-palha infectado e ela pode matar tanto pessoas como animais. É uma doença extremamente letal para humanos, se não for tratada a tempo. Em cães e gatos, manifesta sinais clínicos que mimetizam uma enorme gama de outras patologias mais comuns, o que torna seu diagnóstico ainda mais difícil pelo médico veterinário, como alterações nos órgãos, no sangue e lesões persistentes na pele.
Algumas medidas são importantes para ajudar a prevenir a leishmaniose, entre elas:
- Mantenha seu quintal e a casa de seu pet sempre muito limpos.
- Não deixe acumular matéria orgânica em seu quintal, como restos de comida, montes de folhas ou fezes de animais.
- Proteja seu pet nos horários que o mosquito age, ao amanhecer e no cair da noite. Instale mosquiteiros (telas com buracos bem pequenos) em sua casa ou área onde o pet permanece.
- Use produtos veterinários repelentes de mosquito, como coleiras, pipetas, sprays e xampus.
- Faça o exame em seu pet e vacine-o, pois isso aumenta consideravelmente as chances de o animal ficar protegido contra a Leishmaniose.
- Fique atento à saúde dele, em caso de suspeita leve-o imediatamente ao veterinário, pois quanto antes diagnosticado a doença maiores são as chances de cura!
Quais são os primeiros sintomas da leishmaniose em cães?
São eles, anemia, perda de peso, queda de pêlo, febre, fraqueza, problemas renais, crescimento exagerado das unhas, dificuldade de locomoção, lesões oculares e diarreia.
Na sequência, pode ocorrer o crescimento do baço e do fígado e dos gânglios linfáticos, que resulta em inchaço no abdome..
Tem cura para a leishmaniose canina?
A boa notícia é que a partir de 2018, graças a um medicamento de uso exclusivo nos pets, a Leishmaniose deixou de ser uma doença sem cura, sendo possível tratá-la com um medicamento chamado Milteforan (miltefosina)
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)