Você sabe o que é Hiperlipidemia Primária em animais?
A hiperlipidemia é uma alteração comum em cães e definida como um aumento anormal nos lipídeos sanguíneos, incluindo triglicerídeos e/ou colesterol, Tal aumento é atribuído a um distúrbio no metabolismo de lipoproteínas no plasma.
A hiperlipidemia é comum em cães e surgiu recentemente como uma importante condição clínica que requer uma abordagem diagnóstica sistemática e tratamento adequado. Ela pode ser primária ou secundária a outras doenças. A hiperlipidemia secundária é a forma mais comum em cães e pode ser resultado de distúrbios endócrinos, pancreatite, colestase, nefropatia perdedora de proteínas, obesidade, além de outras condições e uso de certos medicamentos.
A hiperlipidemia primária é menos comum na população canina em geral, mas pode ser muito comum em certas raças. A hipertrigliceridemia de Schnauzer Miniatura é a forma mais comum de hiperlipidemia primária em cães, mas outras raças também são afetadas.
O que pode causar hiperlipidemia?
A Hiperlipidemia Primária é caracterizada pelos altos valores de VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa). Esta doença pode afetar cães e gatos e exigir exames para o diagnóstico. É uma doença rara, porém é fácil de ser descoberta.
Em geral essa doença é causada por maus hábitos alimentares e por algumas condições médicas com possibilidade de tratamento como por exemplo a obesidade, falta de exercícios físico
Sintomas da hiperlipidemia:
- Aumento do fígado e baço;
- Sinais de pancreatite;
- Convulsões e dores abdominais;
- Disfunções do sistema nervoso central;
- Manchas na pele.
- Xantomas cutâneos (depósitos de material gorduroso amarelado).
- Aterosclerose;
- Doença ocular;
Como tratar a hiperlipidemia?
A intervenção nutricional é parte essencial do tratamento e deve ser iniciada com a mudança da dieta para alimento com baixo percentual de gordura (<25 g/1.000 kcal) e com teor moderado de proteínas (>60 g/1.000 kcal), com ou sem a administração de medicamentos hipolipemiantes, como ácidos graxos ômega-3, fibratos, niacina e estatinas.
Quais as possíveis complicações da doença?
As possíveis complicações da hiperlipidemia em cães incluem pancreatite, doença hepática, aterosclerose, doença ocular e convulsões.
Você sabia dessa doença?
Sobre a Only Vet:
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)